Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Só Temos Uma Casa: Os Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde e no Planeta - Lançamento do Relatório Lancet Countdown 2019

por Rafael Borsanelli - publicado 01/11/2019 10:20 - última modificação 04/12/2019 11:32

Detalhes do evento

de 18/11/2019 - 14:00
a 18/11/2019 - 17:00

Auditório do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A mudança climática está minando os fundamentos da saúde, ameaçando a comida que comemos, o ar que respiramos e os serviços de saúde dos quais dependemos. No entanto, a resposta a ela pode ser a maior oportunidade de saúde global do século 21. Este ano, o envolvimento da sociedade e da ONU nas mudanças climáticas alcançou níveis sem precedentes, mas o mundo está respondendo adequadamente?

O relatório Lancet Countdown 2019 rastreia o perfil de saúde pela ótica das mudanças climáticas e fornece uma avaliação independente dos governos e de seus compromissos para combater e adaptar-se a elas.

Nesse encontro, serão lançadas as recomendações políticas do Lancet Countdown Brasil, que analisa dados dos impactos das mudanças climáticas na saúde dos brasileiros em quatro áreas: vulnerabilidade a doenças transmitidas por mosquitos, carvão, poluição do ar e emissões dos setores da saúde. Além de apresentar os dados mais recentes, serão discutidas as consequências de adiarmos as ações de mitigação e as vantagens de uma resposta adequada.

Sobre o Lancet Countdown

O Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change é uma colaboração internacional de pesquisa, dedicada a acompanhar a resposta do mundo às mudanças climáticas e os benefícios para a saúde que emergem dessa transição. O Lancet Countdown reúne 35 instituições acadêmicas líderes e agências da ONU para rastrear indicadores anuais de progresso, capacitando profissionais de saúde e apoiando formuladores de políticas para acelerar as respostas as mudanças climáticas.

As recomendações políticas para o Brasil

Este ano, sob coordenação dos autores Mayara Floss e Enrique Barros, foi elaborado o briefing para formuladores de políticas brasileiros, analisando os dados do Lancet Countdown com o foco no Brasil. As recomendações brasileiras em 2018 abordaram três temas centrais: o impacto do calor na saúde e na produtividade do trabalho; doenças infecciosas sensíveis ao clima, especificamente dengue; e o manejo do uso da terra e desmatamento.

O documento assinado pelo Lancet Countdown também teve a co-assinatura da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Os co-autores nacionais são Mathias Bressel, Sandra Hacon, Carlos Nobre, Daniel Knupp, Daniel Soranz, Paulo Saldiva, Laura dos Santos Boeira e Karina Pavão Patrício, com revisão internacional de Nick Watts, Alice McGushin e Jessica Beagley.

Para saber mais sobre os eventos Lancet Countdown mundiais acesse:

Yale, Londres, University of California, San Francisco e Paris

Inscrições

Evento público e gratuito | Em português e inglês sem tradução | Com inscrição prévia

Instituto Veredas

Grupo de Estudos Saúde Planetária do IEA

Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo