Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Reavaliando a Lei de Proteção de Dados: O Caso dos Direitos de Acesso à Informação

por Cláudia Regina - publicado 07/03/2023 13:05 - última modificação 12/06/2023 10:15

Detalhes do evento

de 30/03/2023 - 16:00
a 30/03/2023 - 17:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Click here for the English version

Os direitos dos indivíduos de acessar informações sobre eles mantidos por empresas são uma característica presente nas leis de proteção de dados. Várias jurisdições agora estão expandindo esses direitos em resposta à proliferação de avaliações algorítmicas de consumidores, trabalhadores, mutuários e usuários da Internet, que podem determinar importantes oportunidades, benefícios e ônus. À medida que as agências interpretam e aplicam os direitos de acesso aos dados, elas enfrentam uma reação crescente de críticos que enfatizam os custos de conformidade e minimizam os benefícios estimados. Essa reação pode limitar prematuramente o escopo dos direitos de acesso ao convencer os reguladores a interpretar os estatutos relevantes de maneira muito restrita. Para evitar esse resultado, os formuladores de políticas devem reconhecer toda a gama de benefícios dos direitos de acesso à informação, tendo em mente seus benefícios sociais e de longo prazo. Esta palestra apresenta propostas que podem contribuir  para garantir os direitos de acesso à informação.

Expositor:

Frank Pasquale (Jeffrey D. Forchelli na Brooklyn Law School) - Conferência em inglês, com tradução simultânea

Moderador:

Virgílio Almeida (Cátedra Oscar Sala-IEA/USP)

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo