Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Linking Water Security to the Sustainable Development Goals

Linking Water Security to the Sustainable Development Goals

por Sandra Sedini - publicado 03/07/2018 18:40 - última modificação 18/12/2018 15:37

Detalhes do evento

de 29/08/2018 - 08:30
a 01/09/2018 - 18:00

Onde

Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

mnolasco@usp.br

Adicionar evento ao calendário

A segurança hídrica está emergindo como um dos principais desafios da sustentabilidade em todo o mundo no século XXI. É um fator determinante para a segurança em vários aspectos sociais e ambientais, incluindo alimentação, energia, economia, meio ambiente e saúde pública, e, portanto, possui uma relevância que vai muito além do setor hídrico tradicional. Para entender e planejar os desafios de segurança hídrica, devemos compreender coletivamente a exposição a riscos relacionados ao clima e ao meio ambiente, bem como os determinantes socioeconômicos e contexto cultural e político em que vivemos.

Assim, o  1º Workshop Internacional Conectando a Segurança da Água e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pretende reunir acadêmicos, profissionais da área de todo o mundo para apresentar, discutir e destacar as principais questões para ampliar a segurança hídrica em diversas regiões do planeta.

Com os crescentes eventos extremos associados à mudança climática, a previsão é que até 2050, uma em cada quatro pessoas esteja vivendo em um país afetado pela escassez de água.  A situação dos recursos hídricos do planeta é um dos maiores desafios globais. O problema torna-se ainda mais complicado devido à falta de dados abrangentes sobre sistemas de monitoramento e abastecimento de água, o que dificulta a proposição e intervenção com respostas adequadas à crescente crise.

Um dos objetivos desse workshop é o ampliar o debate sobre como coordenar esforços e fortalecer o conhecimento técnico individual e coletivo relativos a gerenciar os recursos hídricos e ampliação dos serviços de esgotamento sanitário, e de maneira mais sustentável, e lidar com a gravidade dos desafios que estão por vir, sejam em situações de secas ou de inundações.

Espera-se que os trabalhos desenvolvidos durante o Workshop permitam aos participantes a oportunidade de contribuir com a ampliação e divulgação de novos conhecimentos sobre a segurança hídrica, considerando a governança e gestão da água, a inovação tecnológica e soluções emergentes para a conservação, reutilização do esgoto tratado e reaproveitamento da água, a fim de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas.

Os principais temas a s serem trabalhados durante o workshop incluem:

1.Conceito de Segurança da Água; 2. A Agenda 2030 da ONU: entendendo os ODS; 3. Desafios para alcançar a segurança da água em países em desenvolvimento; 4. Gestão integrada dos recursos hídricos; 5. Mudança climática e água; 6. Inovação tecnológica para água potável, esgotos e reuso; 7. Soluções baseadas na natureza; 8. Desenvolvimento sustentável, ecossistemas e saúde humana.9, Cidade sustentável, 10. Resiliência urbana.

Este workshop se insere entre as atividades do projeto: Sustainable water Management in Development Countries (EXCEED-SWINDON), com apoio do Governo da Alemanha. Trata-se de um projeto em Rede com outras 22 universidades que agrega estudiosos de diversas regiões do planeta, os quais se propõem a desenvolver pesquisas e atividades nessa importante área.

Inscrições

Evento em inglês, sem tradução | Inscrições limitadas, apenas para ouvintes | Inscreva-se em goo.gl/qNXxTc

Capacidade da sala: 120 lugares

Onde estamos

PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA

Wednesday, 29th August 2018

8:15 – 9:15am

Registration

9:20 – 9:30am

Welcome words

Prof. Marcelo Nolasco (USP); Prof Elvis Carissimi (UFSM) e Prof Ernesto Urquieta-Gonzalez (UFSCar)

9:30-9:50am

IEA-USP

Prof Guilherme Ary Plonski (vice-director)

Global Cities Program

Prof Arlindo Philippi Junior

10:10-11:30am

Opening Session - Keynote Speeches

“ Water Security from the perspective of the National Water Agency of Brazil”

Prof. Oscar Cordeiro ((Director of Regulation - National Water Agency of Brazil).

“Current and Future Challenges of Water Security in one of the highest urban densities population in the world - Sao Paulo Macro-metropolis”

Prof. Monica Porto (Polytechnic School/USP, former Adjunct Secretary of Water Resources and Sanitation of Sao Paulo State).

11:30-12:00am

Questions & Answers with Speakers

12:00- 13:40am

Lunch – USP