Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Aprender Escutando e Caminhando: Bartomeu Melià e sua Metodologia para se Aproximar da Língua, da Cultura e da História dos Guarani (1º Encontro)

Aprender Escutando e Caminhando: Bartomeu Melià e sua Metodologia para se Aproximar da Língua, da Cultura e da História dos Guarani (1º Encontro)

por Cláudia Regina - publicado 02/12/2021 10:40 - última modificação 25/05/2022 09:05

Detalhes do evento

Quando

de 28/03/2022 - 14:00
a 28/03/2022 - 17:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Esta live é dedicada à memória do antropólogo Bartomeu Melià linguista e antropólogo jesuíta, célebre por seus trabalhos sobre povos guarani, cuja contribuição para a etno-história, a linguística e a antropologia é de valor inestimável.

Nascido em Mallorca, Espanha, radicou- se no Paraguai em 1954.

Na live, o seu discípulo e colaborador, Professor Guillaume Candela, abordará tanto a produção científica do mestre quanto as memórias das conversas tidas com ele durante o treinamento de pesquisa, e nas diferentes colaborações científicas na redação de artigos, o prefácio de meu livro e em congressos internacionais.

A palestra abordará uma faceta-chave de Bartomeu Melià, um defensor ferrenho dos guaranis e dos povos indígenas do Paraguai, um intelectual e ativista de grande compromisso político. Suas reflexões, às vezes provocadoras, nos obrigam a refletir sobre antropologia, história e linguística: como fazer ciência trabalhando sobre e com os povos indígenas?

O jesuíta Melià impõe uma metodologia que tem como eixo central a necessidade de dialogar e, sobretudo, de escutar os povos indígenas de hoje.

Da mesma forma, será evidenciada a posição de Bartomeu Melià sobre a necessidade de repensar o trabalho, os compromissos intelectuais, profissionais e éticos dos pesquisadores, com os ensinamentos dos povos ameríndios que preservam culturas milenares através da oralidade.

Finalmente, será destacado o pensamento de Meliá sobre a tensão entre a cultura oral e a cultura escrita dos Guarani e dos Guarani do Paraguai, colocando esta questão numa perspectiva regional (Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia).

Palestrante:

Guillaume Candela (Universidade da Guiana Francesa)

Debatedores:

Eliane Fleck (Unisinos)

Márcio Luiz Fernandes (PUC-PR)

Moderação:

Marina Massimi (IEA/USP)

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo