Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Machado de Assis - Aproximações

Machado de Assis - Aproximações

por Cláudia Regina - publicado 28/09/2017 16:50 - última modificação 11/05/2018 11:18

Detalhes do evento

de 24/10/2017 - 09:30
a 24/10/2017 - 12:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Um dos mais importantes escritores e intelectuais brasileiros, Silviano Santiago discutirá o seu mais recente romance, “Machado” (Companhia das Letras). Nele, o autor mistura ficção, ensaio, biografia e autobiografia para discutir os derradeiros anos do criador de “Dom Casmurro”, momento em que fica viúvo, sofre com dores e crises nervosas e escreve o último romance, “Memorial de Aires”.

Silviano também discutirá os impasses da literatura contemporânea e o novo gênero literário que, em entrevistas recentes, afirma estar surgindo no século 21, o “romance de sobrevida” -- que se contrapõe ao “romance de formação” do século 18--, gênero do qual faz parte não só “Machado”, mas também seu romance anterior, “Mil Rosas Roubadas”.

Conferencista

Silviano Santiago (UFF)

Daria Jaremtchuk (EACH e IEA - USP)

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Instituto de Estudos Avançados

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo