Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Marina Week 2022

Marina Week 2022

por Sandra Sedini - publicado 10/09/2020 10:30 - última modificação 26/08/2022 10:11

Detalhes do evento

de 01/06/2022 - 08:00
a 05/06/2022 - 22:00

Onde

Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O mar é parte essencial das nossas vidas. Ele nos protege e nos alimenta, distribui ventos e chuvas, regula as temperaturas e fertiliza o planeta. É o lar de milhares de formas de vida. Nos traz paz, alegria e descanso e é fonte de infinita inspiração cultural.

Mas ele não é inesgotável.

O mar está sujo e cansado, quase sem forças para se recuperar. Suas águas estão mais quentes, mais poluídas e suas riquezas estão sendo dilapidadas. Algo precisava ser feito.

Para reverter este cenário de iminente colapso dos oceanos, a Assembleia Geral das Nações Unidas nomeou os próximos dez anos (2021-2030) como a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Serão dez anos de esforços conjuntos de todas as nações para resgatar a saúde do oceano e entregar para as próximas gerações um mar como nós o conhecemos: limpo, saudável, produtivo e sustentável.

É neste contexto que a revista Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), através dos seus institutos Oceanográfico (IO-USP) e de Estudos Avançados (IEA-USP), tomaram a iniciativa de realizar anualmente em São Paulo uma semana do mar, a Marina Week, um grande festival para celebrar o mar e discutir as questões cruciais para o futuro do oceano.

São Paulo, a maior metrópole das Américas, localizada a 80 km da orla, possui uma dinâmica e histórica ligação com o mar, que precisa ser resgatada e vivenciada. O estado abriga o maior porto da América Latina; seu litoral, com ricas e diversificadas belezas naturais, biodiversidade e culturas tradicionais, é destino de lazer de milhões de paulistas e brasileiros, que interagem continuamente com o mar.

Ao longo de sete dias uma intensa programação voltada para o público geral e composta por seminários, painéis, exposições, espetáculos artísticos, festivais de cinema, workshops das ONGs, gastronomia sustentável e encontros com grandes personalidades do mar irá se constituir num grande momento de celebração e resgate do nosso oceano.

Porque o mar é um só. E é de todos nós.

Página Oficial Marina Week 2022

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Memorial da América Latina

Comissão Internacional para os Recursos do Mar