Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Mata Atlântica: Desmatamento e Resistência Guarani

Mata Atlântica: Desmatamento e Resistência Guarani

por Cláudia Regina - publicado 17/11/2022 16:10 - última modificação 24/02/2023 15:51

Detalhes do evento

de 09/02/2023 - 14:00
a 09/02/2023 - 17:00

ON-LINE

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Nesta live abordaremos o tema da relação das populações nativas com a Mata Atlântica, através da contribuição de um pesquisador e de um fotografo que estão desenvolvendo trabalhos acerca do tema.

Freg J. Stokes, pesquisador australiano, apresentará os resultados da tese de doutorado defendida junto a  School of Historical and Philosophical Studies, University of Melbourne, The Hummingbird’s Atlas: Mapping Guaraní Resistance in the Atlantic Rainforest during the Emergence of Capitalism (1500–1768) que discute o papel dos indígenas guarani na resistência ao desmatamento da Mata Atlântica e o papel que eles tiveram, voluntaria e principalmente involuntariamente na exploração das commodities da mesma Mata Atlântica, culminando na exploração do ouro e a contribuição destas nossas riquezas na formação do  capitalismo emergente no mundo.

O fotografo Edu Simões está realizando um projeto fotográfico sobre a Mata Atlântica com inspiração na cosmogonia Guarani. Apresentará os primeiros resultados de seus trabalhos.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Abertura: Marina Massimi (IEA/USP)

Expositores:

Edu Simões (Fotógrafo) e Freg J. Stokes (Universidade de Melbourne)

Moderação: Anette Hoffmann (IEA/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo