Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Encontros Interestaduais de Mediação na Arte: A Atuação dos Públicos - DF

Encontros Interestaduais de Mediação na Arte: A Atuação dos Públicos - DF

por Sandra Sedini - publicado 12/09/2016 16:10 - última modificação 11/11/2016 18:49

Detalhes do evento

de 23/11/2016 - 09:00
a 24/11/2016 - 22:00

Onde

Universidade de Brasília, Beijódromo do Memorial Darcy Ribeiro, Campus Universitário Darcy Ribeiro Área 1, 21

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Fórum Permanente realiza ao longo de todo o segundo semestre de 2016  uma série de encontros em diferentes cidades brasileiras (São Paulo, Vitória, Niterói e Brasília) para debater a atuação dos públicos na Arte Contemporânea. O projeto foi contemplado pelo edital PROGRAMA REDE NACIONAL FUNARTE ARTES VISUAIS 12ª EDIÇÃO.

O Projeto visa reunir e aprofundar estudos, trabalhos e ideias que a abordem a temática da mediação cultural em museus e outros equipamentos culturais já iniciadas no âmbito do grupo de pesquisa do Fórum Permanente do Instituto de Estudos Avançados da USP, contando com profissionais das artes visuais de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e do Distrito Federal e promovendo o encontro de artistas, produtores e pesquisadores da cena artística brasileira e de estudantes de universidades públicas dos estados citados.  O objetivo principal desses debates e oficinas é expor e analisar criticamente a crescente expansão do interesse pelos “estudos de públicos” no Brasil – que  pode  ser percebida em inúmeras pesquisas, seminários, publicações. Os debates também discutirão temas mais concretos abordando questões metodológicas sobre como as instituições poderiam efetivamente estar abertas à atuação dos públicos, e problematizando situações de “não-público” que são enfrentadas em diferentes cidades do Brasil onde há uma carência de espaços de arte. O intercâmbio promovido nos debates com agentes destes diferentes estados poderá ensejar a criação de novas parcerias e colaborações artísticas e institucionais, enriquecendo colaborações inter-regionais.

O ciclo de encontros se encerrará em Brasília nos dias 23 e 24 novembro com uma série de debates organizados em parceria com a Universidade de Brasília que contarão com a participação de Adriana Russi (UFF), Cayo Honorato (UnB), Cristiane Portela (SEEDF), Danilo Piermatei (UnB), Diogo de Moraes (USP), Felipe Canova (UnB), Graziela Kunsch (Artista),  Ilana Goldstein (UNIFESP), José Jorge de Carvalho (UnB), Lucia Maciel Oliveira (USP), Luiz Carlos Pinheiro (UnB), Mônica Fonseca (IBRAM), Narla Skeff (UnB), Renata Bittencourt (MinC), Stela Sanmartin (UFES), Tatiana Fernández (UnB), Thérèse Hofmann (UnB), Wandré Silva (UnB) e Yuri Farias (UnB).

Mais informações: www.forumpermanente.org