Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Ciclo dos Megaeventos no Brasil: A Visão das Mídias Estrangeiras sobre a Sociedade Brasileira e a Organização do Evento

por Rafael Borsanelli - publicado 08/05/2019 13:15 - última modificação 23/09/2019 12:45

Detalhes do evento

de 16/05/2019 - 09:30
a 16/05/2019 - 11:30

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A cerimônia de encerramentos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ocorrida no dia 21 de agosto de 2016, marcou o fim do ciclo dos megaeventos no Brasil, iniciado em julho de 2007 quando o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 e completado em 2009 com o Rio de Janeiro suplantando Madri na escolha dos Jogos Olímpicos de 2016. A partir de então, o país estaria no centro do debate esportivo mundial se tornando a primeira nação a sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo em um mesmo ciclo, seria também a primeira Olimpíada na América do Sul e apenas a terceira em um país considerado em desenvolvimento.

A decisão de sediar esses eventos não foi ao acaso. Fez parte de uma agenda mais ampla, colocada em prática pelo então presidente Lula e sua equipe diplomática, que visava mudar a forma da política externa brasileira, buscando assumir um papel de maior destaque nas relações internacionais, diversificando parcerias e alianças.

Neste encontro, a discussão será focada em torno da utilização desses eventos para divulgar o país no exterior, o que contribuiu para que o país ficasse em destaque na imprensa internacional.

Evento público e gratuito  | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Programa Ano Sabático do IEA

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo