Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Reconstrução da Memória e da História da Psicologia a Partir de Arquivos Institucionais

por Cláudia Regina - publicado 22/11/2022 17:50 - última modificação 24/11/2023 10:42

Detalhes do evento

de 27/09/2023 - 14:00
a 27/09/2023 - 17:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este evento discute a possibilidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitárias acerca da memória e história da Psicologia a partir de arquivos institucionais. O processo de elaboração da política de memória do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) será apresentado por Bruna Borba de Araújo Tchalekian. O processo que deu origem a essa política de memória nasceu do desejo de estimular uma cultura de memória junto à comunidade do IPUSP mediante o desenvolvimento e apoio a ações com sentidos ético-pedagógicos. Atualmente, as discussões sobre essa política são institucionalmente conhecidas pelo nome Teia – Memória e Patrimônio Cultural do IPUSP e busca promover ações capilarizadas, a criação de práticas de construção coletiva de memória e identificação de ações em desenvolvimento ou potenciais realizadas ou a se realizar pela comunidade. Em seguida, Cristina Lhullier, fará uma exposição sobre sua experiência no Instituto de Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul como laboratório de ensino e pesquisa. A atividade objetiva que estudantes de graduação experienciem uma prática voltada para o contato e a recuperação do passado por meio da análise crítica de fontes documentais; realizem uma intervenção combinando as fontes documentais e as perspectivas teóricas da psicologia e exponham os resultados da intervenção à comunidade universitária utilizando recursos diversos. Em linhas gerais, ela permite que os estudantes tenham entendimento mais abrangente e mais complexo das relações entre o passado e o presente; assim como o apreço pelas investigações realizadas pela história da psicologia e a necessidade de uma contextualização social e histórica da atuação do psicólogo.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo