Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Memórias da Emigração e Laços de Pertencimento

Memórias da Emigração e Laços de Pertencimento

por Cláudia Regina - publicado 07/11/2018 14:40 - última modificação 23/09/2019 08:41

Detalhes do evento

de 26/11/2018 - 14:00
a 26/11/2018 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O evento realiza um dos objetivos do grupo de pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento. Tendo em vista que necessidades elementares e universais não são apenas o alimento e o abrigo, mas também a participação ativa na vida da sociedade brasileira, uma das propostas do grupo é de aprofundar as relações entre experiências de pertencimento e a constituição do tecido social brasileiro. Este é formado por uma diversidade de povos e culturas, algumas delas advindas de fluxos de imigração ocorridos ao longo do tempo.

Nesta perspectiva, este evento proporá relatos de experiências comunitárias de pertencimento vivenciadas por imigrantes que se instalaram no território nacional e nele construíram redes sociais significativas. A intenção é evidenciar a existência de sujeitos relacionais na sociedade brasileira, os quais se constituem em significativos atores e interlocutores culturais e políticos.

Evento público, gratuito e com inscrição prévia.

Público online não há necessidade de se inscrever.

14h

Introdução e Vídeo da Instalação da Artista Armeno-Carioca Rosana Palzyan:  "Uma história que eu nunca mais esqueci" de Roseana Palazyan - Marina Massimi (IEA/USP)

14h15

Memória e Laços de Pertença: o Percurso de Recuperação dos Escritos de Claire e Wilhelm Lange - Anette Hoffmann (FMRP e IEA/USP)