Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Mesa-redonda sobre Machado de Assis - Encerramento da 1ª gestão da Cátedra Olavo Setubal

por Rafael Borsanelli - publicado 14/02/2017 16:55 - última modificação 03/04/2019 14:52

Detalhes do evento

de 16/03/2017 - 14:30
a 16/03/2017 - 17:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

As atividades acadêmicas de Sergio Paulo Rouanet como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência em 2016 focalizaram temas como a modernidade e democracia, a questão da arte, cinema e psicanálise e as fronteiras das ciências. A mesa-redonda de encerramento de sua gestão tomará como tema de debate a Literatura, com foco na obra de Machado de Assis, no contexto da Weltliteratur.

A produção de Assis será analisada em duas perspectivas: (I) a forma shandiana, conceito construído por Rouanet a partir de Lawrence Sterne, Diderot, Xavier de Metre e Almeida Garret e atribuído à obra de Machado de Assis em “Riso e Melancolia” (2007), fruto de um curso ministrado por Rouanet na Universidade de Oxford em 2005; e (II) a correspondência ativa e passiva de Machado de Assis com seus interlocutores e escritores, reunida por Rouanet, Silvia Eleutério e Irene Moutinho entre 2008 e 2016, que resultou em cinco volumes publicados pela Academia Brasileira de Letras e Biblioteca Nacional.

Sergio Paulo Rouanet

Alfredo Bosi (FFLCH e IEA - USP)

Hélio Guimarães (FFLCH-USP)

Silvia Eleutério

Textos de referência

Tempo e espaço na forma shandiana: Sterne e Machado de Assis - Sérgio Paulo Rouanet, Revista Estudos Avançados 51, 2004

Evento público e gratuito com inscrição.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo