Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Mídias Sociais Digitais, Pós-Verdade e Fake News: seus Efeitos sobre o Jornalismo e a Democracia

por Cláudia Regina - publicado 21/08/2018 13:45 - última modificação 23/10/2018 15:36

Detalhes do evento

de 14/09/2018 - 14:00
a 14/09/2018 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O professor e pesquisador Marco Bastos, da City, University of London, doutor e pós-doutor pela ECA-USP, falará sobre suas perspectivas de estudo e pesquisas empíricas a respeito de interações sociais online e offline, mídias sociais, pós-verdade, filtros-bolha e echo-chambers no contexto do Brexit. A proposta do dia é discutir as tensões do discurso jornalístico com esses outros discursos e plataformas, e seus possíveis impactos nas esfera públicas de democracias contemporâneas. Trata-se de atividade aberta do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade.

Tópicos:

• O que é notícia? O que é verdade factual?
  • Opinião Pública e Jornalismo Digital
  • Fake News e Pós-Verdade e mobilização de afetos na comunicação digital
  • Mídias digitais e redes sociais online e off-line
  • Haters, Trollers, filtros bolha, echo chambers e efeitos sobre a esfera pública - contexto do Brexit
  • Mapeamento de ondas discursivas digitais e democracia

Expositores:

Marco Bastos (City, University of London) (via Skype)

Debatedores:

Bruno Paes Manso (NEV e IEA/USP) e Eduardo Nunomura (UMSP)

BIBLIOGRAFIA:

Bastos, M. T. (2016). Digital Journalism and Tabloid Journalism. In: B. Franklin & S. Eldridge (Eds.), The Routledge Companion to Digital Journalism Studies. . Routledge.

Corner, J. Fake-News, post-truth and media-political change. Media, Culture and Society. Vol. 39(7), 2017. http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0163443717726743

Evento público, gratuito e com inscrição prévia

Público online, não há necessidade de se inscrever

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo