Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Migração e Educação

Migração e Educação

por Rafael Borsanelli - publicado 05/06/2018 13:55 - última modificação 31/07/2018 14:36

Detalhes do evento

de 12/06/2018 - 14:00
a 12/06/2018 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A migração internacional afeta a vida dos migrantes e suas famílias. Pesquisas demonstraram que a vida das crianças é influenciada pela própria experiência de migração ou de parentes, especialmente dos pais. Por exemplo, as trajetórias educacionais das crianças podem ser positivamente ou negativamente alteradas devido à sua própria mobilidade ou a dos pais. Por um lado, um aumento nos recursos domésticos quando as remessas do exterior são recebidas ou as melhores oportunidades educacionais nos países de destino podem aumentar o nível educacional. Por outro, mudanças na supervisão dos pais, custos emocionais associados à migração e a competição entre expectativas educacionais e de migração podem resultar em menor desempenho educacional e maior probabilidade de abandonar a escola. Pesquisas sobre migração mexicana e centro-americana sugerem que as condições sob as quais a migração acontece, as especificidades do sistema educacional (em termos de até que ponto pode acomodar as necessidades especiais das crianças ligadas à migração) e as características familiares mediam o impacto final da mobilidade sobre as trajetórias educacionais dos jovens expostos a diferentes formas de migração internacional.

Guilherme Ary Plonski (IEA-USP)

Conferencista

Silvia Elena Giorguli Saucedo (El Colegio de México)

Comentadores