Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Colóquio: Missões de Paz da ONU: Oportunidades e Desafios para o Brasil

Colóquio: Missões de Paz da ONU: Oportunidades e Desafios para o Brasil

por Cláudia Regina - publicado 10/06/2022 10:20 - última modificação 10/06/2022 12:46

Detalhes do evento

de 10/06/2022 - 14:00
a 10/06/2022 - 17:00

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

As Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) constituem ferramenta efetiva de a comunidade internacional organizada zelar pela proteção básica dos Direitos Humanos de populações afetadas por situações de conflito.  As missões são processos temporários, de alcance sistêmico, moldadas conforme cada caso, que basicamente visam ao alívio do sofrimento humano, contenção do grau de conflituosidade, oferta elementar de serviços públicos essenciais e dotação de níveis mínimos de institucionalidade, de modo que as regiões afetadas possam restabelecer, de forma autônoma, aceitável normalidade de seu funcionamento social.

O Brasil tem sido participante ativo das missões de paz, granjeando reconhecimento pela capacidade e competência do aparato disponibilizado, tanto civil, como militar, com elevado grau de êxito. Uma das vantagens das missões de paz, para as forças brasileiras, é a oportunidade de emprego de meios de modo combinado, propiciando adestramento e preparação em ambientes externos e ganhos de eficácia operacional.  Para o Brasil, o bom desempenho nas MPs corresponde à maior legitimidade na condução das temáticas multilaterais e ganhos reputacionais, aproveitáveis pelos operadores da política externa.

Para debater o expediente de utilização das MPs, o potencial de aproveitamento multifatorial de parte do Brasil e a conveniência de um maior empenho nacional nesta vertente do multilateralismo, o IEA associa-se à Iniciativa DSI da ESEM/IRI para um colóquio reservado com três operadores do assunto, que compartilharão suas experiências e visões quanto ao emprego das MPs como alavanca da projeção internacional do Brasil.

Evento reservado,  sob a regra Chatham House.

Interessados devem manifestar intenção de assistir  pelo email pfeifer@usp.br

Material de apoio: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10457/1/dp_254.pdf

Instituto de Estudos Avançados-USP (IEA-USP)

Abertura:

Alberto Pfeifer (DSI/ESEM e IEA-USP)

14h15

Introdução:

Eduarda Hamann (REBRAPAZ)

14h30

A Situação Atual das Missões de Paz da ou e Algumas Oportundiades e Desafios para o Brasil

Ivo Werneck (AMAN 1992-Artilharia)

Uma Proposta Metodológica para o Emprego de Capacidades em Missões de Paz da ONU