Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Mudança do Clima e Defesa Nacional: Desafios Estratégicos de Médio e Longo Prazo

por Sandra Sedini - publicado 07/10/2022 10:45 - última modificação 21/10/2022 08:38

Detalhes do evento

de 26/10/2022 - 09:00
a 26/10/2022 - 12:00

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este seminário tem como ponto de partida e “hipótese de trabalho” as mudanças do clima. Ultrapassando as discussões em curso sobre a natureza, causas, intensidades e demais elementos que apoiam o debate sobre o assunto, o seminário busca centrar a reflexão nas consequências do fenômeno, especificamente, nos desafios que apresenta à segurança e à defesa.

Assumindo, como tese, que no futuro estaremos sujeitos a mais eventos climáticos extremos, assim como a um aumento das catástrofes naturais, busca-se dialogar sobre os riscos a que as populações estarão expostas, assim como quanto aos reflexos que tais ocorrências poderão trazer para as estruturas da Defesa Nacional.

Conflitos por acesso a recursos, deslocados e refugiados ambientais, questões humanitárias, proteção e defesa civil, mudanças na geopolítica e relações de poder no sistema internacional, novos desafios e novas capacidades requeridas às Forças Armadas são exemplos do que se pretende pensar ao longo do evento.

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (IEA/USP) e João Batista Bezerra Leonel Filho (Comando Militar do Sudeste)

Exposição:

Luiz Gylvan Meira Filho (IEA-USP)

Helder de Barros Guimarães (Comando Militar do Nordeste)

Comentários:

Tiago Corradi Junqueira Pinto (2ª Região Militar, São Paulo-SP)

Alberto Pfeifer (DSI e IEA-USP)

Moderação:

Alberto Pfeifer (DSI e IEA-USP)

Eduardo Migon (Comando Militar do Sudeste)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Somente para convidados

(*) Evento híbrido | Não haverá certificação

(*) Limitado a 30 vagas

Conteúdo Relacionado:

BRASIL. MINISTÉRIO DA DEFESA. Defesa & Meio Ambiente: preparo com sustentabilidade.  Brasília: MD, 2017.

MEDEIROS FILHO, Oscar. Mudança climática, soberania e segurança: cenários futuros. In Diálogos sobre Soberania e Clima. Ano 1. v. 1. n. 1. Nov 2021. São Paulo: IREE Soberania e Clima.

NORTH ATLANTIC TREATY ORGANIZATION.  Climate Change & Security Impact Assessment. Bruxelles: NATO HQ, 2022.

RICO, Lucía García. NATO and Climate Change: A Climatized Perspective on Security. Cambridge: Harvard Kennedy School, 2022.

UNITED STATES ARMY. Climate Strategy. Washington, DC: Department of the Army, Office of the Assistant Secretary of the Army for Installations, Energy and Environment, 2022.

Department of Defense, Office of the Undersecretary for Policy (Strategy, Plans, and Capabilities). 2021. Department of Defense Climate Risk Analysis. Report Submitted to National Security Council.

Apoio

Grupo de Análise de Estratégias em Defesa, Segurança e Inteligência/Ciência, Tecnologia e Inovação e Relações Internacionais (DSI/USP) da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM)

Instituto de Relações Internacionais (IRI)

registrado em: ,