Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Mulheres, Raça e Tecnologia - 2º Encontro Intercátedras do IEA/USP

Mulheres, Raça e Tecnologia - 2º Encontro Intercátedras do IEA/USP

por Larissa Barreto Cruz - publicado 28/06/2022 09:05 - última modificação 11/07/2022 11:14

Detalhes do evento

de 12/07/2022 - 16:00
a 12/07/2022 - 17:30

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Ruha Benjamin, do Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade de Princeton (EUA) e Conceição Evaristo, titular da cátedra Olavo Setúbal de Arte Cultura e Ciência, participam do 2º encontro inter-cátedras do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

As duas escritoras vão estabelecer um diálogo sobre diferentes formas de discriminação racial, de gênero e de classe. A professora Ruha Benjamin é autora de vários livros, dentre eles "Race After Technology", que mostra como as novas tecnologias reproduzem antigas desigualdades.  Conceição Evaristo, futura titular da cátedra Olavo Setúbal de Arte Cultura e Ciência é autora de vários livros, incluindo o romance  Ponciá Vicêncio, que aborda temas como a discriminação racial e gênero.

Numa perspectiva americana, a professora Ruha irá abordar desigualdades sociais subjacentes incorporadas na sociedade americana que também estão presentes nas tecnologias emergentes, onde aplicativos cotidianos e algoritmos complexos tem o potencial de ocultar, acelerar e aprofundar o racismo e a discriminação, ao mesmo tempo em que se apresentam neutros.

Conceição Evaristo é ativa participante dos movimentos de valorização da cultura negra no Brasil, com uma obra literária que também traz denúncias das pressões raciais e de gênero que permeiam nossa sociedade. A obra de Conceição Evaristo dá visibilidade a olhares e histórias femininas de luta e resistência e de denúncia de desigualdades sociais, de gênero e de raça.

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (IEA)

Exposição:

Conceição Evaristo (IEA)

Ruha Benjamin (Princeton University)

Moderação:

Virgílio Almeida (IEA)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Com tradução simultânea | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação