Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / As Mulheres na Universidade e na Ciência: Desafios e Oportunidades

As Mulheres na Universidade e na Ciência: Desafios e Oportunidades

por Rafael Borsanelli - publicado 05/09/2016 18:35 - última modificação 15/09/2016 10:40

Detalhes do evento

de 15/09/2016 - 14:00
a 15/09/2016 - 16:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

É notório e alarmante as poucas posições ocupadas por mulheres nas hierarquias média e superior das instituições de ensino e pesquisa no mundo, bem como as desigualdades entre os sexos no campo da ciência e nos processos de tomada de decisões.

Em sua passagem pelo IEA, Leila Saadé, presidente da Rede Francófona de Mulheres Responsáveis ​pelo Ensino Superior e Pesquisa (RESUFF, na sigla em francês), irá explorar o tema e apresentar as iniciativas da rede criada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) para promover o acesso de mulheres a cargos de responsabilidade.

A rede foi responsável pelo desenvolvimento de módulos de ensino a distância sobre gênero, oferecendo a universitárias ferramentas para capacitá-las em estratégias profissionais e institucionais. Além disso, abriu uma chamada de propostas para a criação de um "Observatório de Gênero na Universidade", cujo objetivo é identificar os fatores que dificultam a ascensão de mulheres na universidade e oferecer instrumentos metodológicos de monitoramento e medição da evolução de suas carreiras.

Relacionado
Revista Estudos Avançados nº 49 - Dossiê Mulher, Mulheres

Conferencista

Leila Saadé (RESUFF)