Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / José Álvaro Moisés é nomeado para Conselho Internacional de Ciências Sociais da Unesco

José Álvaro Moisés é nomeado para Conselho Internacional de Ciências Sociais da Unesco

por Mauro Bellesa - publicado 31/10/2013 18:15 - última modificação 04/08/2015 10:34

José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia e diretor científico do Núcleo de Políticas Públicas (Nupps) da USP, foi nomeado para o Conselho Internacional de Ciência Social (ISSC, na sigla em inglês), vinculado à Unesco.

O cientista político José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA, foi nomeado para o Comitê Executivo do Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC) da Unesco. Ele foi escolhido como representante da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA).

José Álvaro Moisés

O ISSC é uma ONG com sede em Paris, França, sem fins lucrativos e associada à Unesco. O conselho possui um status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e um acordo de cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os objetivos do ISSC são: estimular as ciências sociais, econômicas e do comportamento e suas aplicações nos principais problemas contemporâneos; ampliar a cooperação entre os cientistas e organizações dessas áreas; encorajar a cooperação interdisciplinar e multidisciplinar entre as instituições integrantes do conselho; promover a colaboração entre pesquisadores das áreas de trabalho do ISSC com aqueles das humanidades e das ciências naturais; e divulgar os objetivos e aplicações das ciências englobadas pelo conselho para o maior público possível.

De acordo com Moisés, o ISSC financia alguns projetos pontuais, mas sua importância nesse aspecto é o fato de dar aval e apoio a projetos de macrodesenvolvimento das ciências sociais, recomendando as propostas a grandes financiadores internacionais. Ele explica que conselho está voltado em primeiro lugar para as regiões e países onde as ciências sociais estão menos desenvolvidas, mas tem forte atuação também em países com um nível intermediário na área, como é o caso do Brasil e vários outros países da América Latina, como Argentina, Chile, México e Venezuela.

Uma das iniciativas da instituição que Moisés pretende divulgar na USP é o intership programme, que possibilita a estudantes um período de estágio no próprio ISSC.

Perfil

Formado em ciências sociais pela USP, Moisés é mestre em política e governo pela University of Essex, do Reino Unido, e doutor em ciência política pela USP, onde é professor titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e diretor científico do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs). Integra o Comitê Executivo da IPSA, onde também participa do Comitê de Pesquisa sobre Qualidade da Democracia.

Foi secretário nacional de Apoio à Cultura (1995-1998), secretário nacional de Audiovisual (1999-2002) — ambos do Ministério da Cultura —, coordenador do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP (2004-2006), presidente do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) (1987-1991) e coordenador científico do Núcleo de Pesquisa de Relações Internacionais e Política Comparada da USP (1992-1993).

Moisés dedica-se aos estudos de teoria empírica da democracia e comportamento político, tendo se especializado nos temas: transição política, democratização, cultura política e sociedade civil, cidadania e direitos, instituições democráticas e qualidade da democracia. Tem também experiência na área de gestão de políticas culturais.  É autor de vários livros de análise política, entre os quais "Os Brasileiros e a Democracia" (1995), "Democracia e Confiança: Por que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas" (org.) (2010), "O Papel do Congresso Nacional no Presidencialismo de Coalizão" (org.) (2011) e "A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia" (org., com Rachel Meneguello) (2013). É membro dos comitês editorais das revistas "International Review of Sociology" e "International Political Science Abstracts" e colaborador de vários jornais e revistas brasileiros.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP