Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Um novo instituto de estudos avançados no Reino Unido

Um novo instituto de estudos avançados no Reino Unido

por Flávia Dourado - publicado 17/04/2013 16:10 - última modificação 12/02/2016 11:28

No dia 11 de abril, Malcom Press, diretor do IAS da University of Birmingham, Reino Unido, esteve no IEA para falar sobre o primeiro ano de funcionamento de seu instituto.
Conferência de Malcolm Press, diretor do IAS de Birmingham

Malcolm Press destacou as duas grandes temáticas do IAS de Birmingham: "Regeneração Econômica" e "Salvando Humanos"

O IEA promoveu mais um encontro internacional para a troca de experiências com institutos de estudos avançados de outros países. No dia 11 de abril, Malcom Press, diretor do Institute of Advanced Studies (IAS) da University of Birmingham, Reino Unido, esteve no Instituto para apresentar o processo de desenvolvimento do IAS, os resultados do primeiro ano de atividades e as expectativas em relação ao futuro.

Segundo Press, que também é pró-reitor da University of Birmingham e diretor da Faculdade de Ciências da Vida e do Ambiente da instituição, o IAS foi criado com três objetivos principais: fomentar a interdisciplinaridade; mostrar ao mundo a qualidade da pesquisa desenvolvida na universidade, estimulando o intercâmbio científico com outras instituições; e atuar como um catalisador interno, "promovendo uma sinergia entre as diversas faculdades e inspirando a excelência dentro do campus".

O diretor destacou que incentivar a interdisciplinaridade é imprescindível para explorar o potencial científico da universidade, visto que os desafios globais requerem soluções interdisciplinares e que cada vez mais as fontes de financiamento direcionam os recursos para pesquisas com esse tipo de abordagem.

AGILIDADE

O primeiro passo para dar início às atividades do IAS foi desenvolver um sistema simplificado a partir do qual os pesquisadores pudessem submeter propostas de workshops com agilidade e praticidade. "A ideia era desburocratizar o processo de submissão e aprovação, possibilitando uma tomada de decisão rápida", ressaltou Press.

De acordo com ele, se a ideia fosse boa e relevante, o workshop seria aprovado, financiado e organizado em pouco tempo. Para isso, os interessados precisavam apenas entregar uma proposta simples e curta, que obedecesse alguns critérios, como abordar uma temática interdisciplinar, contar com a participação de pesquisadores de fora e abranger mais de um grupo de pesquisa.

O esquema de submissão gerou resultados positivos. Nos primeiros nove meses, foram realizados 45 workshops e há 15 outros agendados. Ao todo, os eventos envolveram as 28 faculdades que integram a University of Birmingham, mais de 80 organizações externas, pesquisadores de 40 universidades, incluindo a USP, e estudantes de graduação.

TEMAS

Além de impulsionar as atividades iniciais do IAS, os workshops tinham por objetivo ajudar a delimitar temas de concentração. A partir dos eventos realizados, foram escolhidos duas grandes temáticas de pesquisa que irão orientar as atividades do instituto daqui para frente: “Regeneração Econômica: Transformando Pessoas, Lugares e Produção" e "Salvando Humanos: Riscos, Intervenções e Sobrevivência".

O primeiro tema é voltado para a compreensão dos fatores que irão direcionar o crescimento econômico de duas regiões – a de Birmingham e a Chicago, nos EUA – considerando a atual conjuntura de recessão. Entre os fatores a serem observados na análise comparativa estão a indústria, a educação e o ambiente de trabalho.

Já o segundo tema trata dos aspectos humanitários, dilemas éticos, desafios tecnológicos e problemas sociopolíticos associados à saúde humana. Envolve, assim, questões ligadas ao futuro da humanidade, como ameaças biológicas (pandemias e cura de doenças), ambientais (prevenção de catástrofes naturais) e de segurança (guerras, conflitos e terrorismo).

INTERCÂMBIO

O encontro com o diretor do IAS faz parte da série de eventos organizados pelo IEA para promover uma reflexão sobre o papel dos institutos de estudos avançados e para estimular o intercâmbio entre instituições desse tipo. Esses debates metacríticos integram as diretrizes do Projeto de Gestão 2012-2017 e estão sediados na Sala Verde do site do Instituto.

O primeiro evento foi realizado em 2011, quando Peter Godard, então diretor do IAS de Princeton, EUA, e Eliezer Rabinovici, diretor à época do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, estiveram no IEA para falar sobre o funcionamento de seus institutos e sobre a especificidade dos estudos avançados.

Em 2012, foi a vez de Aditya Mukherjee, diretor do Instituto de Estudos Avançados Jawaharlal Nehru, visitar o IEA. No encontro, ele tratou da origem e do perfil acadêmico tanto do seu instituto quanto da universidade que o acolhe (assista ao vídeo).

O último evento aconteceu em fevereiro deste ano, quando Dapeg Cai e Susumu Saito, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, fizeram uma exposição no IEA sobre as boas práticas adotadas pelo seu instituto para o desenvolvimento de pesquisas de alto nível.

RELACIONADO