Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Perspectives on Origin of Life

Perspectives on Origin of Life

por Sandra Sedini - publicado 14/10/2019 13:35 - última modificação 20/12/2019 17:32

Detalhes do evento

de 13/11/2019 - 09:00
a 13/11/2019 - 17:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este evento busca trazer discussões sobre abordagens na busca de respostas para uma das principais questões científicas ainda não respondidas: a origem da vida.

As palestras são apresentadas por temas de destaque na área, que envolvem a combinação de resultados empíricos e considerável trabalho teórico. O evento pretende promover o debate com a comunidade acadêmica de modo a atrair a atenção para os estudos da origem da vida.

Estes estudos são ainda trabalhados em pouquíssimos grupos no país, apesar de poder ser abordado dentro de diversos grupos de pesquisas já existentes. Será, portanto, enfatizado o caráter transdisciplinar que o estudo exige, trazendo pesquisadores e perspectivas de diversas áreas.

O workshop terá início com discussões sobre a química prebiótica, a abordagem originada com as hipóteses da chamada ‘sopa primordial’, no início do século XX, e se desenvolve desde então. Em seguida, serão apresentadas palestras sobre as hipóteses das fontes hidrotermais, que são destaque atualmente por abranger a base teórica, os resultados de explorações locais e modelos experimentais. A seguir serão apresentadas discussões sobre os primeiros registros fósseis, ainda um dos principais parâmetros para as hipóteses desenvolvidas, seja nas abordagens construtivas (bottom-up approach) até as desconstrutivas (top-down approach). Por fim, se encerrará com discussões sobre bioassinaturas, que envolve pesquisas sobre registros químicos e morfológicos para a origem e evolução da vida na Terra primitiva, e são importantes sinais para a busca de vida em outros planetas.

Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu diversos encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo.

O objetivo​ deste workshop​ é incentivar a organização da pesquisa na USP em torno desse tema estratégico, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.

Coordenação: Douglas Galante (LNLS/CNPEM); Hamilton Varela (IFSC USP) e Vivian Pellizari (IO USP)

Clique aqui para acessar a série de fotos e vídeos Strategic Workshops.

Evento público e gratuito | Em inglês, sem tradução

ACOMPANHE ONLINE EM http://www.iea.usp.br/aovivo

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão online.

Opening

Topic 1

Prebiotic Chemistry and Hydrothermal Vents: Theory of Origins of Life

Chair: Dimas Zaia (DQ UEL)