Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Papéis & Imagens Curiosas: Fontes e Acervos para o Estudo da Prosopografia e da Encomenda Artística dos Jesuítas da Assistência Portuguesa (sécs. XVII-XVIII)

por Cláudia Regina - publicado 23/05/2022 10:15 - última modificação 04/08/2022 15:52

Detalhes do evento

de 14/06/2022 - 14:00
a 14/06/2022 - 17:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Esta live procura dar a conhecer um panorama alargado de acervos de arquivos e bibliotecas em Portugal, que são o ponto de partida para o estudo das biografias de jesuítas que circularam pela Assistência Portuguesa e para a investigação da sua encomenda artística.

A apresentação de um projeto, uma grande base de dados consultável on-line e permanentemente alimentavel e corrigível das biografias de todos os jesuítas desta assistência, elaborada a partir de fontes manuscritas e impressas, é um dos resultados da investigação em fontes e acervos jesuítas.

A formulação de interrogações sobre os processos artísticos que envolveram jesuítas, e por vezes outros agentes culturais, externos à Companhia de Jesus, bem como sobre a circulação de produtos e materiais pelas diversas casas deste instituto religioso, é outra das faces mais visíveis da importância destes instrumentos de trabalho.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Palestrantes:

Maria João Pereira Coutinho (FCSH-Universidade Nova de Lisboa)

Antonio Júlio Limpo Trigueiros (Revista Brotéria)

Debatedores:

Marina Massimi (IEA/USP)

Angélica Brito (MASJ e FAU-USP/JP 2 FAPESP “Barroco Açu”)

Mediadores:

Renata Maria De Almeida Martins (FAU/JP 2 FAPESP “Barroco Açu” e IEA-USP)

Luciano Migliaccio (FAU/JP 2 FAPESP “Barroco Açu” e IEA-USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo