Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica - O Diálogo Entre a Pesquisa Multiestratégica e os Saberes Tradicionais

Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica - O Diálogo Entre a Pesquisa Multiestratégica e os Saberes Tradicionais

por Cláudia Regina - publicado 08/03/2018 13:20 - última modificação 11/05/2018 13:33

Detalhes do evento

Quando

de 19/04/2018 - 14:00
a 19/04/2018 - 17:00

Onde

Sala Alfredo Bosi do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Explorarei a possibilidade de diálogo entre a ciência moderna (entendida em termos da pesquisa multi-estratégica –P-MS) e os saberes tradicionais/indígenas. Meu argumento depende da análise da P-MS desenvolvida em Lacey & Mariconda (2014) e Lacey (2014); da distinção entre as estratégias descontextualizadoras (SD) e as estratégias sensíveis ao contexto (SC); e especialmente das teses: (1) há relações de reforço mútuo entre a adoção de uma estratégia e a sustentação de valores éticos e sociais particulares; (2) há limites ao alcance dos objetos (e tipos dos objetos) que podem ser investigados sob qualquer estratégia; e (3) as estratégias diferentes desempenham papeis complementares na pesquisa. Argumentarei que pode haver um diálogo construtivo entre a P-MS e os saberes tradicionais, se for possível ou (a) interpretar o conhecimento obtido nos saberes tradicionais como gerado sob estratégias que cabem na P-MS; essas estratégias seriam variedades das SC, cuja adoção tem relações de reforço mútuo com a sustentação dos valores incorporados nos modos da vida e nas práticas dos grupos que fomentam os saberes; ou (b) interpretar a P-MS como consistindo em um conjunto de saberes, cada um identificado por uma estratégia que pertence a um conjunto maior de saberes (cada uma, social, cultural e historicamente situada), que também contém os saberes tradicionais. A alternativa (b) incorpora uma versão da "ecologia dos saberes" de Boaventura de Sousa Santos. Esse diálogo é importante para as metodologias da pesquisa na agroecologia.

Referências:

Lacey, Hugh & Mariconda, Pablo. O modelo das interações entre as atividades científicas e os valores. Scientiae Studia 14, 4, p. 643-68, 2014.

Lacey, Hugh Tecnociência comercialmente orientada ou pesquisa multiestratégica? Scientiae Studia 14, 4, p. 669-95, 2014.

Inscrições

Evento público, gratuito e com inscrição prévia

Público online não há necessidade de se inscrever

Programação

Palestrante: Hugh Lacey (Swarthmore College/USA e IEA/USP)

Moderador: Pablo Rúben Mariconda (FFLCH e IEA/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo