Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Necessidade da Pesquisa Multiestratégica

A Necessidade da Pesquisa Multiestratégica

por Cláudia Regina - publicado 31/10/2016 10:00 - última modificação 11/05/2018 10:29

Detalhes do evento

Quando

de 07/11/2016 - 14:00
a 07/11/2016 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Este seminário é o oitavo e último da série “Investigação das Possibilidades e as Implicações da Pesquisa Multiestratégica”, organizada pelo Professor Hugh Lacey, pesquisador visitante CNPq-IEA-USP, que estuda o princípio de precaução, a agroecologia e o direito de beneficiar-se dos avanços da ciência.

A pesquisa multiestratégica foi proposta por Hugh Lacey como uma abordagem alternativa à abordagem predominante, que ele denomina de "Tecnociência Comercialmente-Orientada", a qual tende a dar prioridade à geração das inovações tecnocientíficas que contribuam para o crescimento econômico e valores relacionados1.

A pesquisa na tecnociência comercialmente-orientada é conduzida sob as estratégias descontextualizadoras2. Essas estratégias metodológicas carecem das categorias necessárias para tratar de muitas das dimensões dos contextos de uso dos objetos tecnocientíficos no mundo da vida diária (por exemplo, as dimensões ligadas às mudanças climáticas aos efeitos da poluição e do uso dos agrotóxicos na agricultura). Mas o entendimento desses fenômenos e as possibilidades das práticas alternativas que não são baseadas no uso das inovações tecnocientíficas é necessário para avaliar a legitimidade dos usos dessas inovações.

Quando a pesquisa é conduzida quase exclusivamente sob as estratégias descontextualizadoras, existe uma tendência de considerar que a eficácia de uma inovação é suficiente para legitimar o seu uso no mundo da vida diária.

Neste seminário, serão apresentados argumentos contra essa consideração, ou positivamente, argumentos que precisam fazer uso de resultados de pesquisa (sobre questões humanas, sociais e ecológicas), que não podem ser obtidos por meio do uso exclusivo das estratégias descontextualizadoras, para a própria avaliação da legitimidade ética dos usos das inovações tecnocientíficas.

A apresentação do Professor Lacey fornecerá também uma conclusão para a série dos seminários. Ele vai retomar vários dos temas levantados nos outros seminários e fazer sugestões sobre temas que aprofundam a discussão da pesquisa multiestratégica, sempre lembrando a questão: Como deve ser conduzida a pesquisa científica, por quem e sob a supervisão de quem, com quais prioridades, utilizando quais tipos de metodologias e como devem ser desenvolvidas e administradas as inovações tecnológicas, para assegurar que os seus usos fortaleçam os direitos e o bem-estar de todos em todo lugar e as condições para a ampla participação numa sociedade democrática e, ao mesmo tempo, possibilitem que a natureza seja respeitada, que os seus poderes regenerativos não sejam mais solapados e restaurados sempre que possível?

Expositor

Hugh Lacey (pesquisador visitante CNPq e IEA-USP)

Comentadores

Marcos Barbosa da Oliveira (FFLCH e IEA-USP)

Pablo Rubén Mariconda (FFLCH e IEA-USP)


1 cf. H. Lacey, "Tecnociência Comercialmente Orientada ou Pesquisa Multi-Estratégica?" Scientiae Studia, 14, 4, 2014, p. 669-95.

2 cf. H. Lacey & P.R. Mariconda, "O Modelo da Interação entre as Atividades Científicas e os Valores na Interpretação das Práticas Científicas Contemporâneas". Estudos Avançados, 28, 82, p. 181-99, 2014.

Inscrições

Evento gratuito e com inscrição prévia

Público online, não há necessidade de inscrição.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo