Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Grupos de Estudos / Culturas e Humanidades Computacionais

Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais

por Rafael Borsanelli - publicado 14/12/2015 11:55 - última modificação 11/11/2022 12:35

José Teixeira Coelho Netto
José Teixeira Coelho Netto (ECA-USP), coordenador (in memoriam)

As máquinas estão se humanizando ou são os seres humanos que estão perdendo a humanidade e se transformando em produtos imediatistas, tão valiosos quanto excessivos e totalmente substituíveis, dos quais o mundo está lotado?

Essa é uma das questões que o Grupo de Estudos em Cultura e Humanidades Computacionais procurará responder com o desenvolvimento de seu projeto no IEA. O grupo discutirá a realidade contemporânea das culturas computacionais e digitais e da produção cultural, mediada ou autoproduzida, em um contexto em que o trabalho de robôs substituiu o trabalho manual dos humanos e caminha para substituir, por meio da inteligência artificial, o trabalho intelectual.

O grupo pretende apresentar para a Universidade uma sugestão de adequação de suas novas práticas de ensino e pesquisa, inaugurar um campo de estudo voltado para as novas culturas e humanidades e criar um novo formato didático-pedagógico materializado em um curso de pós-graduação. Com isso, visa a refletir acerca do funcionamento das plataformas do conhecimento digital, da pesquisa colaborativa, da formação a distância, da avaliação do aprendizado não-presencial, da possibilidade de manutenção da autonomia intelectual e econômica da universidade diante dos novos e poderosos conglomerados da informação.

O Grupo de Estudos em Cultura e Humanidades Computacionais foi criado em 9 de outubro de 2015, após aprovação do projeto na 179ª reunião do Conselho Deliberativo do IEA.

Veja o projeto do grupo de estudo na íntegra.

Conheça os integrantes.