Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / La Política en una Era de Complejidad

La Política en una Era de Complejidad

por Sandra Sedini - publicado 14/06/2022 17:05 - última modificação 04/07/2022 09:59

Detalhes do evento

de 23/06/2022 - 15:00
a 23/06/2022 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Neste sétimo evento do Ciclo Anual 2021-2022, a Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade contará com a participação do filósofo e pesquisador espanhol Daniel Innerarity, que proferirá a conferência A Política em uma Era de Complexidade.

Professor catedrático e pesquisador de filosofia política e social da Universidade do País Basco, Innerarity é diretor do Instituto de Gobernanza Democrática. Foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt e professor convidado de diversas universidades e institutos europeus e americanos, incluindo o Centro Robert Schuman de Estudos Avançados do Instituto Europeu de Florença e a London School of Economics. Muitos de seus livros receberam diversos prêmios, entre eles o Prêmio de Ensaio Miguel de Unamuno e o Prêmio Nacional de Literatura, na modalidade Ensaio (Espanha).

É considerado um dos 25 grandes pensadores contemporâneos pela revista francesa Le Nouvel Observateur.

A conferência será dedicada à análise das transformações contemporâneas da política e da democracia, cujas causas se encontram em um fenômeno definido por Innerarity como uma tripla complexidade, composta pelas complexidades geradas: 1) pelo crescente aumento do número de pessoas que participam desse contexto de forma interdependente, 2) por quatro lógicas (eficácia, legitimidade, solidariedade e prevenção) e quatro tempos (financeiro, constitucional, comunicativo e ambiental) que devem ser levados em conta e 3) pela legitimidade que deriva do conhecimento que deve ser mobilizado para a tomada de decisões adequadas.

Abertura:

Roseli de Deus Lopes (vice-diretora do IEA)

Exposição:

Daniel Innerarity (filósofo e professor da Universidade do País Basco)

Debatedores:

Muniz Sodré (titular da Cátedra Otavio Frias Filho)

Maria Arminda do Nascimento Arruda (vice-reitora da USP)

Coordenação:

André Chaves de Melo Silva (coordenador acadêmico da Cátedra Otavio Frias Filho)

Vinícius Mota (secretário de redação da Folha de S. Paulo)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo