Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Política Econômica e Inclusão

Política Econômica e Inclusão

por Cláudia Regina - publicado 09/03/2022 09:50 - última modificação 27/04/2022 10:57

Detalhes do evento

de 22/03/2022 - 17:00
a 22/03/2022 - 18:30

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O fraco desempenho da economia nos anos recentes, somado à crise aguda da pandemia, deprimiu fortemente o mercado de trabalho, levando milhões de trabalhadores formais e informais à desocupação. Muitas soluções têm sido tentadas ou sugeridas, mas, embora válidas, nenhuma levará o país à solução mais sustentável e duradoura. A maneira sustentável da economia e as ocupações voltarem a crescer é induzir o investimento privado. Os recursos do setor público devem ser usados primordialmente nas funções de Estado, que são aprimorar a regulamentação, elaborar projetos que contribuam para a retomada do desenvolvimento, o que implica a recuperação de sua capacidade de planejamento. Dentre as modalidades de investimento, a infraestrutura tem a dupla vantagem de criar, em grande quantidade e em curto prazo, empregos com requisitos que se encaixam ao perfil da força de trabalho brasileira. Um programa amplo de ampliação e modernização da infraestrutura levaria uma ou duas décadas para se completar e seria capaz de absorver a força de trabalho disponível, colocando o país em um nível elevado de ocupação. Enquanto isso, o País teria tempo para aperfeiçoar seu sistema educacional e preparar a nova geração de trabalhadores qualificados para a economia digital.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (Diretor do IEA) e Elizabeth Balbachevsky (NUPPs e IEA/USP)

Debatedores:

Bernard Appy (CCiF) e Paulo Haddad (Instituto de Estudos Sociais de Haia - Holanda)

Mediação:

Hélio Zylberstajn (FEA-USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo