Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Posse de Néstor García Canclini - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Sandra Sedini - publicado 21/02/2017 15:30 - última modificação 23/12/2020 16:31

Detalhes do evento

de 06/10/2020 - 17:00
a 06/10/2020 - 18:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Cerimônia virtual de posse de Néstor García Canclini como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência em 2020.

Na posse, ele fará a conferência "As Instituições Fora de Lugar". Em outro vídeo, Canclini participa do triálogo “A Desinstitucionalização da Cultura", com o professor José Teixeira Coelho Netto e a antropóloga social Carla Pinochet Cobos, da Universidade Alberto Hurtado, Chile. Além deles, participam da cerimônia: Herkenhoff e Nader; o reitor da USP, Vahan Agopyan; o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski; o coordenador acadêmico da cátedra, Martin Grossmann; o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; e Maria Alice Setubal, representante da família Setubal. Teixeira Coelho também fará a apresentação de Canclini, em um vídeo específico.

Sobre o titular

Néstor García Canclini

Nascido em La Plata, Argentina, em 1939 e radicado no México desde 1976, Canclini é doutor em filosofia pela Universidade de La Plata e pela Universidade Paris Nanterre. Lecionou em universidades dos Estados Unidos (Austin, Duke e Stanford), Espanha (Barcelona), Argentina (La Plata e Buenos Aires) e na USP.

Em 2014, recebeu o Prêmio Nacional de Ciências e Artes do México. Seu livro “Culturas Híbridas: Estrategias para Entrar y Salir de la Modernidad” (1990) foi agraciado com menção honrosa do Premio Iberoamericano Book Award da Latin American Studies Association de 1992.

Veja perfil expandido

Sobre a Cátedra

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados em parceria com o Itaú Cultural, criada em 2016 para promover o diálogo entre arte, cultura e ciência. O objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global. O titular da cátedra em 2016 foi Sergio Paulo Rouanet, em 2017 foi Ricardo Ohtake, em 2018, Eliana Sousa Silva e em 2019 Paulo Herkenhoff e Helena Nader.

Cerimônia virtual em vídeo | Sem inscrição prévia