Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Posse de Suzana Herculano-Houzel como Titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade

por Rafael Borsanelli - publicado 03/05/2023 15:30 - última modificação 22/05/2023 10:16

Detalhes do evento

de 09/05/2023 - 15:00
a 09/05/2023 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Cerimônia de posse de Suzana Herculano-Houzel como titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade em 2023-2024.

Suzana Herculano-Houzel é bióloga e neurocientista reconhecida internacionalmente como uma das principais pesquisadoras sobre a evolução do cérebro. É professora associada aos departamentos de Psicologia e Ciências Biológicas da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, onde leciona desde 2016. É reconhecida, também, pela sua atuação na divulgação da ciência para a sociedade.

O objetivo fundamental do ciclo coordenado por ela será compreender as relações entre a ciência, a comunicação e a diversidade enquanto elementos contemporâneos fundamentais para a existência da democracia.

Na conferência de abertura do ciclo de palestras organizadas pela Cátedra,  Herculano-Houzel explica por que "sobrevivência do mais apto" é, para ela, a expressão mais tóxica que a humanidade já pronunciou.

Por décadas, cientistas presumiram que as várias formas de vida em geral, e cérebros em particular, seriam "sistemas otimizados ao longo de gerações de adaptação por seleção natural", que levariam à evolução de formas diversas, cada uma "aperfeiçoada à sua realidade como resultado de um processo de sobrevivência do mais apto".

Suzana Herculano-Houzel expõe uma realidade muito diferente da vida, das suas formas mais simples (a vida unicelular) às mais complexas (a vida em sociedade), passando, claro, por cérebros: sistemas auto-organizados, diversos por natureza (porque a biologia nunca é 100% eficiente nem eficaz), e que se auto-perpetuam não porque são "os melhores" ou "mais aptos", mas simplesmente... porque podem.

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade é uma iniciativa do IEA em parceria com a Folha de S.Paulo com o objetivo de promover pesquisas e disseminar conhecimento sobre o papel da comunicação para a manutenção e o constante fortalecimento da democracia, incluindo os direitos das minorias e contra os diferentes tipos de discriminação.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento on-line, público e gratuito | Com inscrição prévia

Boas-vindas do coordenador acadêmico da Cátedra, André Chaves de Melo Silva

Palavras do diretor do Instituto de Estudos Avançados, Guilherme Ary Plonski