Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Presença de Alfredo Bosi

Presença de Alfredo Bosi

por Cláudia Regina - publicado 28/07/2021 17:05 - última modificação 08/09/2021 09:31

Detalhes do evento

de 24/08/2021 - 14:00
a 27/08/2021 - 18:30

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Nascido em 26 de agosto de 1936 e falecido no dia 7 de abril de 2021, Alfredo Bosi ocupa posição do mais extraordinário relevo na vida cultural brasileira, tendo nos deixado – num arco de meio século que vai da publicação de "O pré-modernismo" (1966) até "Arte e conhecimento em Leonardo da Vinci" (2017) – 16 livros, entre os quais clássicos como "História concisa da literatura brasileira", "O ser e o tempo da poesia" ou ainda "Dialética da colonização", estudo que conquistou um lugar legítimo ao lado das grandes interpretações do Brasil. Em meio a tantas riquezas presentes nesse livro publicado em 1992, Alfredo Bosi nos oferece uma nova visão do processo colonizador brasileiro, contemplado ao longo de centenas de páginas em suas manifestações materiais assim como simbólicas, e ainda sob um prisma adensado por considerações histórico-etimológicas acerca da “condição colonial”, especialmente sobre as palavras “cultura, culto e colonização”, derivadas do verbo latino colo e suas formas participiais cultus (passado) e culturus (futuro). Capítulo de excepcional importância, na obra crítica do homenageado, perfazem também os estudos luminosos que dedicou a Machado de Assis, uma das grandes paixões de sua vida. Por toda a sua dedicação, foi o sétimo ocupante da Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 20 de março de 2003.

Indissociável da dimensão intelectual de Alfredo Bosi é sua figura humana, a solidariedade incondicional com o “mundo dos excluídos”, como assinalou Frei Betto no texto de orelha para o volume "Reflexão como Resistência", e a generosidade que acompanhou todos os momentos de sua incansável luta em prol de uma sociedade mais justa.

Sua carreira acadêmica desenvolveu-se integralmente na Universidade de São Paulo, onde tornou-se docente da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1959 e, em 1985, professor titular em literatura brasileira. No Instituto de Estudos Avançados, foi diretor de 1998 a 2001, vice-diretor de 1987 a 1997, e editor da revista "Estudos Avançados" de 1989 a 2019.

Esta homenagem, uma realização conjunta da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Instituto de Estudos Avançados da USP, buscará retratar sua destacada trajetória e marcante atuação.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP