Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Produtividade no Brasil

A Produtividade no Brasil

por Sandra Sedini - publicado 23/10/2015 12:10 - última modificação 04/02/2016 10:43

Detalhes do evento

de 09/12/2015 - 14:30
a 09/12/2015 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Fernanda de Negri (IPEA)
Mario Sergio Salerno (OIC-IEA)

Adicionar evento ao calendário

No final de 2012, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) começaram a discutir a necessidade de elaborar estudos mais aprofundados sobre a produtividade brasileira, sua evolução e seus fatores determinantes. Nesse momento, vários economistas já apontavam que os indicadores de produtividade tinham reduzido sua velocidade de expansão e que a retomada do crescimento econômico dependeria, cada vez mais, da evolução dessa variá- vel. No governo brasileiro, por sua vez, ganhou força o entendimento de que a manutenção e o aprofundamento das conquistas sociais obtidas na década anterior, além de serem cruciais, dependeriam de maiores ganhos de eficiência e produtividade. O aumento da produtividade não seria, por suposto, um fim em si mesmo, mas o mecanismo primordial para garantir maior renda e mais qualidade de vida para a população. A percepção da importância do tema foi se cristalizando ao longo do tempo, assim como a de que não bastava analisar o comportamento dessa variável. Mais do que elaborar um diagnóstico a respeito da evolução da produtividade, seria necessário avançar na identificação das causas de seu baixo crescimento. Além disso, seria preciso buscar as causas mais profundas e estruturais da baixa produtividade brasileira, cujo desempenho no país preocupa os economistas há mais de 30 anos. Sabemos que, apenas a partir da identificação mais precisa das causas que afetam a evolução dessa variável no curto e no longo prazo, será possível formular políticas públicas voltadas ao aumento da produtividade. Para a realização deste trabalho foram convidados dezenas de pesquisadores do Ipea e de algumas das mais renomadas universidades e instituições de pesquisa do país. A riqueza presente na diversidade de visões e de abordagens desses pesquisadores foi captada tanto nos artigos deste livro quanto nos debates realizados ao longo dos últimos anos. Essa diversidade contribui, de forma significativa, para uma melhor compreensão do fenômeno da produtividade no Brasil e para o entendimento de seus fatores determinantes. O primeiro volume fez um diagnóstico bastante amplo sobre a evolução e sobre a situação atual da produtividade no Brasil, em vários setores e em comparação com diversos países.  Este segundo volume encerra o diagnóstico sobre a produtividade, com foco nos principais fatores que explicam por que a produtividade tem crescido pouco nas últimas décadas. Esse refinamento tornará possível elaborar políticas públicas focalizadas na resolução desses problemas.

(Jessé Souza Presidente do Ipea)

Apresentação:

Mario Sergio Salerno

Exposição:

Fernanda De Negri,

Evento aberto ao público, gratuito e sem inscrição.

Capacidade da sala: 50 lugares

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo