Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Projetos, Planejamento e Desenvolvimento Urbano no Contexto Brasileiro

Projetos, Planejamento e Desenvolvimento Urbano no Contexto Brasileiro

por Rafael Borsanelli - publicado 22/11/2017 16:25 - última modificação 28/02/2018 12:08

Detalhes do evento

de 30/11/2017 - 14:30
a 30/11/2017 - 17:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Neste seminário do Programa USP Cidades Globais, Miguel Bucalem, ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e professor da Escola Politécnica da USP irá tratar do planejamento estratégico de longo prazo das cidades, assim como de projetos e iniciativas de planejamento e desenvolvimento urbano em que esteve envolvido na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Enquanto secretário de Desenvolvimento Urbano, cargo que ocupou entre 2009 e 2012, Bucalem liderou a implantação do projeto SP 2040, plano de metas para a cidade de São Paulo até o ano de 2040, feito pela prefeitura em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp). O projeto norteia as políticas públicas em cinco grandes áreas: oportunidade de negócios; desenvolvimento econômico sustentável; mobilidade e acessibilidade; equilíbrio social e melhoria ambiental. Uma das principais ideias do projeto é promover a troca do carro pela bicicleta, melhorando a mobilidade urbana.

Além de secretário, Bucalem também foi chefe da Assessoria Técnica de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento, em 2007 e 2008, e presidente da empresa municipal São Paulo Urbanismo desde sua criação, em 2010, até 2012.

Miguel Bucalem (EP-USP)

Marcos Buckeridge (IB e IEA - USP)

Evento público e gratuito  | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo