Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Proteção das Instituições Republicanas: Os Atos de 8 de Janeiro (Seminário I)

A Proteção das Instituições Republicanas: Os Atos de 8 de Janeiro (Seminário I)

por Cláudia Regina - publicado 16/01/2023 15:55 - última modificação 24/02/2023 15:49

Detalhes do evento

de 20/01/2023 - 14:00
a 20/01/2023 - 16:30

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Método, Técnica e Estratégia na Proteção das Instituições Republicanas: Os Atos de 8 de Janeiro e seus Desdobramentos

Este primeiro encontro versará sobre os aspectos técnicos relativos à resposta aos eventos de 8 de janeiro em Brasília.  A tomada de assalto, ainda que efêmera e desordenada, das máximas sedes dos três Poderes republicanos em Brasília, de modo concomitante, desvelou profunda e indesculpável vulnerabilidade no centro do comando governamental.  O episódio, além de envergonhar o pacífico povo brasileiro e vilipendiar o patrimônio nacional, desvelou preocupante inabilidade dos setores competentes a antecipar, prevenir, neutralizar e dispersar ações desse tipo e análogas.   De fato, do ponto de vista da defesa, da segurança e da inteligência, todo o desenrolar de acontecimentos causa embaraço, preocupação e expõe, ao mundo exterior, enorme despreparo dos agentes públicos encarregados da tarefa.

Ponderar quanto ao tratamento de dados e informações que poderiam ter levado à prevenção da dinâmica verificada; identificar eventuais lapsos e lacunas dos responsáveis pela proteção dos espaços invadidos; qualificar a dosimetria empregada e sua tempestividade; divisar cenários e estratégias que poderiam ter acarretado em reação mais efetiva e que devem ser empregados em ocasiões similares, além de outros aspectos, será a temática enfocada pelo CMG Cunha Couto, que por treze anos serviu no GSI, encarregado do contingenciamento de crises, e pelo Cel. PMSP José Vicente, que foi Secretário de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Organização

Grupo de Análise de Estratégia Internacional em Defesa, Segurança e Inteligência (DSI) da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM-IRI/USP)