Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Qualidade Energética: História de uma Ideia

Qualidade Energética: História de uma Ideia

por Cláudia Regina - publicado 20/06/2017 14:15 - última modificação 11/05/2018 10:51

Detalhes do evento

de 03/08/2017 - 14:00
a 03/08/2017 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109,bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A primeira lei da termodinâmica assevera que a quantidade de energia interna conservada num sistema isolado não pode ser criada ou destruída, mas apenas transformada de uma forma em outra. A qualidade energética, por outro lado, assevera que quando o trabalho é convertido em calor (ou vice-versa), a quantidade total pode permanecer constante, mas alguns atributos são perdidos e outros são ganhos. Independentemente do total conservado, há uma mudança nos atributos de uso. Da perspectiva de um usuário final, as diferenças de atributo garantem que o trabalho pode ser executado de formas distintas e com resultados diferentes. Como algumas formas e fontes de energia podem ser mais econômicas, eficientes, densas, limpas ou ambientalmente amigáveis do que outras, a qualidade da energia é importante. Essa conferência resume a evolução dos atributos de qualidade ao longo dos séculos XIX e XX, e conclui que a qualidade energética é um conceito apto a enfatizar as preocupações ecológicas do uso de combustíveis.

Nuno Luiz Madureira (Instituto Universitário de Lisboa)

Gildo Magalhães (FFLCH e IEA - USP)

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia (encerrada)

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo