Uma Escola de Negócios para a Floresta Tropical
Detalhes do evento
Quando
a 04/10/2021 - 12:00
Onde
Nome do Contato
Caracterizada pela grande variedade ambiental, sociocultural e de condições institucionais de suas sub-regiões, a Amazônia é marcada também por transformações econômicas e ambientais, entre elas o desmatamento intenso e a urbanização.
Com o objetivo de coletar, organizar e disponibilizar informações sobre a região produzidas nos últimos 40 anos, e dessa forma fomentar futuras estratégias, políticas e programas, o IEA lançou em 2009 o Programa “Amazônia em Transformação: História e Perspectivas”. Este programa tem como coordenadora geral Maritta Koch-Weser, presidente da Earth3000, e José Pedro de Oliveira Costa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, como coordenador adjunto.
Emissões oriundas de perda de florestas somam 12-17% de todas emissões globais anuais de CO2 (quase equivalentes às emissões globais da frota de veículos). A Amazônia tem enorme importância para o clima mundial. A profissionalização cada vez maior no manejo florestal sustentável é fundamental para valorizar a floresta-em-pé e seus serviços ambientais.
Investimentos visando um desenvolvimento científico numa das regiões com a mais alta biodiversidade, e uma bioeconomia em base da floresta-em-pé e dos recursos aquáticos estão entre as alternativas mais promissoras para uma contenção de emissões de CO2, através de reduções na taxa de desmatamento e de queimadas.
Um caminho ao crescimento sustentável da economia na Amazônia requer, entre outros, o desenvolvimento de um currículo multidisciplinar – uma especialização em Rainforest Business.
Nesse contexto, a Profa. Maritta Koch-Weser, irá apresentar a Escola de Negócios por ela idealizada. A Rainforest Business School contribui com uma estratégia de defesa da floresta tropical, na medida que ganhos sustentáveis em base de produtos de floresta-em-pé chegariam em níveis competitivos com ganhos de, por exemplo, cultivo de soja ou agropecuária.
Para tanto, é preciso contemplar igualmente o acesso mais pleno da região à infraestrutura, serviços públicos e de comunicação. Trazer renda para a população que habita nossas florestas é a melhor forma de garantir sua proteção.
A apresentação da Rainforest Business School será seguida por uma fala e comentários do Professor José Pedro Costa, que utilizando os primatas como exemplo, discutirá como a proteção e visitação à biodiversidade podem ser atrativos de negócios.
Abertura
José Pedro de Oliveira Costa (IEA-USP) e Guilherme Ary Plonski (IEA-USP)
Exposições:
Uma Escola de Negócios para a Floresta Tropical
Maritta Koch-Weser (IEA-USP)
Comentários:
José Pedro Costa (IEA-USP)
Negócios para a Conservação de Primatas
Leandro Jerusalinsky (ICMBio/CPB e IUCN/SSC/PSG)
Comentários:
Maritta Koch-Weser (IEA-USP)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Organização
Apoio
Observatório de Justiça e Conservação (OJC)
Operação Primatas (ICMBio/CPB)
Roteiros da Biodiversidade
Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)