Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / (Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento (terceiro encontro)

(Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento (terceiro encontro)

por Sandra Sedini - publicado 15/06/2018 10:30 - última modificação 13/11/2018 16:41

Detalhes do evento

de 04/10/2018 - 14:00
a 04/10/2018 - 18:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

No dia 4 de outubro de 2018, quinta-feira, às 14h, no IEA-USP (Auditório Alfredo Bosi), teremos a terceira e última rodada do Seminário sobre As grandes áreas do conhecimento, sob coordenação do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi, maestro (FFCLRP-USP).

O Seminário está discutindo as teses do Manifesto de Leiden, bem como critérios diferenciados de cientometria para as diversas áreas, incluindo-se a polêmica dos rankings das universidades. Propõe-se um debate conceitual sobre os meios de indexação nas diferentes formas de pesquisa: a pesquisa empírico-matemático-teórica no caso das ciências da natureza, a pesquisa cultural nas humanidades e ainda a pesquisa empírico-prático-poética nas artes. Por fim, outro tema em discussão é a valorização dos saberes profissionais e poético-práticos (habilidades psico-motoras, ou mente manuque), para além dos conhecimentos teóricos.

Coordenação:

Rubens Russomanno Ricciardi (FFCLRP)

Comunicações:

Eduardo Monteiro (ECA)

Eliseu Martins (FEA e FEARP)

Jorge de Almeida (FFLCH)

Marcelo Papoti (EEFERP)

Participam ainda desta terceira rodada do Seminário, os professores doutores Tito José Bonagamba (IFSC-USP), Anna Zimmermann (EEFE-USP), Oscar João Abdounur (IME-USP) e Hugo Tourinho (EEFERP-USP).

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 60 pessoas

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo