Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / (Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento

(Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento

por Sandra Sedini - publicado 08/03/2018 15:20 - última modificação 26/04/2018 10:08

Detalhes do evento

de 13/04/2018 - 14:00
a 13/04/2018 - 18:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Nas universidades brasileiras, a divisão cristalizada do conhecimento em Ciências Exatas, Biológicas e Humanas tem levado não raramente a resultados acadêmicos menos fecundos que o desejado, prejudicando o planejamento e a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como tornando ineficiente em alguns casos os processos de contratação e avaliação dos docentes, incluindo-se a estrutura dos cursos. Por conta desta situação, este seminário levanta as questões:

•      Podemos dissociar por natureza as questões biológicas das questões ditas das ciências exatas? Existe alguma forma de biologia livre da química e da física? Qual o sentido das ciências exatas?

•      Até que ponto é válida a concepção de uma grande área de humanidades, com artes e filosofia compreendidas entre os bens culturais? Qual o sentido das ciências humanas ou humanidades?

Este seminário discute, portanto, as essências das Ciências da Natureza (considerando-se a física, a química e a biologia em suas relações indissociáveis, bem como demais grandes áreas, desde a engenharia até às ciências médicas, em seu evidente carácter teórico-empírico-matemático de pesquisa), dos Estudos Culturais (considerando-se a datação e o relativismo próprio dos estudos antropológico-sociológicos envolvendo as culturas humanas) e, por fim ainda, dos Conhecimentos Artísticos (com suas condições diferenciadas de poíesis, práxis e theoria).

Rubens Russomanno Ricciardi (FFCLRP)

Adelaide Alario (UFABC)

Alexandre da Silva Costa (UFF)

André Luis Giovanini Micheletti (FFCLRP)

Diego Antonio Falceta Gonçalves (EACH e FUVEST)

Fritz Cavalcante Huguenin (FFCLRP)

Icléia Thiesen (UNI-RIO)

Ignacio Maria Poveda Velasco (FD e SG USP)

Luiz Afonso "Montanha" (ECA)

Oscar João Abdounur (IME)

Paulo Veiga (FFCLRP)

Ricardo Bologna (ECA)

Thomás Augusto Santoro Haddad (EACH)

Tito José Bonagamba (IFSC)

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 60 pessoas

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo