Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Redução do Uso Nocivo de Álcool: Desafios e Oportunidades

Redução do Uso Nocivo de Álcool: Desafios e Oportunidades

por Sandra Sedini - publicado 07/10/2016 17:30 - última modificação 16/12/2016 11:07

Detalhes do evento

de 08/11/2016 - 09:30
a 08/11/2016 - 17:30

Onde

Sala do Antigo Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este evento visa a troca de experiências e incentivo a novos arranjos de pesquisa e colaborações entre diferentes grupos de pesquisas da área de álcool, de forma a contribuir para que o Brasil alcance a meta de redução do consumo nocivo em 10% até o ano de 2025, conforme proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O encontro terá três módulos:

Módulo I: Uso Nocivo de Álcool

Este módulo trata sobre o estado da arte para redução do uso nocivo de álcool, reconhecido pela OMS como grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Aproximadamente 2 bilhões de pessoas consomem bebidas alcoólicas (40% da população mundial acima de 15 anos de idade) e seu uso nocivo é um dos fatores de risco de maior impacto para a morbidade, mortalidade e incapacidades. Serão abordados os cenários deste comportamento e iniciativas de prevenção e redução do uso nocivo de álcool no Brasil e no mundo, bem como a avaliação destes programas.

Módulo II: Álcool e Direção

Um dos principais desdobramentos do consumo nocivo de álcool são os acidentes de trânsito. Neste módulo, serão abordadas pesquisas científicas e o contexto de políticas públicas sobre ingestão de álcool e direção de veículos automotores.

Módulo III: Estratégias de enfrentamento

Neste módulo serão apresentadas pesquisas sobre estratégias de prevenção e redução do uso nocivo de álcool em populações vulneráveis a este comportamento, como estudantes do Ensino Médio e universitários, e em contextos de relevância, como capacitação de profissionais da saúde, em especial, atenção básica.

A série de eventos Strategic Workshops da Pró-Reitoria de Pesquisa, busca articular os pesquisadores em torno de temas transdisciplinares, que contemplem a USP como um todo. O objetivo tem sido organizar a pesquisa na universidade priorizando temas em que temos excelência ou que tenham grande potencial, mas que precisem de melhor articulação.

Evento aberto ao público, gratuito e com inscrição prévia

Número de vagas: 60

Bloco 1- Uso Nocivo do Álcool

Mediador: Ricardo Abrantes Amaral (FM USP)