Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Relançamento do Site Qualidade da Democracia

Relançamento do Site Qualidade da Democracia

por Cláudia Regina - publicado 13/06/2017 13:55 - última modificação 15/09/2017 11:49

Detalhes do evento

de 27/06/2017 - 09:30
a 27/06/2017 - 13:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Um debate acadêmico marcará o relançamento do site qualidadedademocracia.com.br  no auditório do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo no dia 27 deste mês. O evento contará com a participação dos professores José Álvaro MoisésCarlos Melo, os quais abordarão o conceito da qualidade da democracia e de sua aplicação na avaliação dos 30 anos da democracia brasileira em suas apresentações.

O site qualidade da democracia ficou fora do ar desde os últimos meses de 2016 por razões técnicas, mas por quase cinco anos manteve-se publicando quase diariamente um conjunto de análises críticas da situação política brasileira e internacional, tendo sido acessado nesse período por mais de 977 mil usuários. As análises publicadas conquistaram um espaço próprio e se tornaram referência de pesquisadores, jornalistas e o público em geral. O acervo de posts e de artigos mais longos, mesmo o site estando fora do ar por alguns meses, continuou sendo acessado diariamente por muitos interessados, o que indica que a reflexão ampla, plural e democrática sobre a qualidade da democracia brasileira – capaz de ir além dos fatos imediatos - é uma necessidade dos tempos atuais.

O Brasil vive um momento delicado e decisivo. Mais do que nunca o conhecimento e o debate sobre os rumos a serem adotados para tirar o país da crise é algo fundamental, e essa é uma tarefa que só pode ser enfrentada com a participação e a contribuição de diferentes visões e perspectivas sobre o presente e o futuro do país. Por isso, seus responsáveis entendem que o projeto que deve se renovar e continuar.

A sua retirada do ar em 2016 abriu a oportunidade de uma reflexão sobre a continuidade do site. Isso envolveu uma significativa reformulação do mesmo. Em primeiro lugar, reafirma-se a importância e a centralidade para o projeto do pluralismo que devem ter as contribuições de análise da democracia brasileira. Por outro lado, espera-se que essas análises estejam baseadas na observação e na pesquisa rigorosas da dinâmica particular que caracteriza o regime democrático no Brasil. Afora isso, também há a necessidade de constância dos artigos, a dinâmica editorial e o modelo gráfico mais adequado para essa fase do projeto.

Estes são alguns dos aspectos, que ao lado do debate teórico, serão apresentados no dia do relançamento. O projeto tem um novo parceiro, o site Plus55, publicado em inglês para pesquisadores e jornalistas estrangeiros interessados no Brasil, o qual tem sido ativo nos esforços de reformulação do site nessa nova fase.

José Álvaro Moisés, Carlos Melo e Gustavo Ribeiro fazem parte da coordenação do site, e entendem que, mais do que nunca nesse difícil momento que o país atravessa, a reflexão crítica e plural sobre os rumos da democracia brasileira e de as suas qualidades, pode desempenhar um papel importante. Disso tratará o evento de relançamento do site.

Evento gratuito e com inscrição prévia (encerrada)

Público online não há necessidade de inscrição

Debatedores:

José Álvaro Moisés (NUPPs e IEA/USP)

Carlos Melo (INSPER)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo