Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Relatividade geral: 100 anos encurvando o modo como vemos o universo

Relatividade geral: 100 anos encurvando o modo como vemos o universo

por João Rafael - publicado 14/11/2016 14:18 - última modificação 14/11/2016 14:18

Detalhes do evento

de 21/11/2016 - 15:00
a 21/11/2016 - 16:30

Onde

Salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)

Nome do Contato

Telefone do Contato

Daniel Augusto Turolla Vanzella

Adicionar evento ao calendário

No dia 21 de novembro, às 15h, haverá a palestra "Relatividade geral: 100 anos encurvando o modo como vemos o universo", no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP).

O palestrante será o professor Daniel Augusto Turolla Vanzella, do Instituto de Física da USP São Carlos (IFSC), que irá demonstrar como a Teoria da Relatividade Geral transformou para sempre a forma como entendemos a natureza.

Em novembro de 1915, Albert Einstein apresentava à comunidade científica o resultado de quase dez anos de esforços, a Teoria da Relatividade Geral, que substituiu, como entendimento fundamental, a teoria da gravitação universal de Isaac Newton.
A teoria de Einstein revolucionou o entendimento acerca do tempo e espaço, explicando que, além de serem percepções dependentes do observador, eram também suscetíveis de serem distorcidos pela presença de matéria e energia.

Nesse cenário, a própria origem do Universo e sua evolução, os abismos de tempo e espaço escondidos no interior dos buracos negros, até a mais rotineira das interações fundamentais conhecidas, a gravidade, ganharam interpretações mais complexas.

Ressalta-se que, mesmo depois de um século, a Teoria da Relatividade Geral continua a nos surpreender e a ser a única janela por onde podemos vislumbrar aspectos da Natureza que ainda escapam aos maiores e mais avançados laboratórios terrestres.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui.

Organização

O evento é uma realização do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), com o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto.