Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Saúde, Sociedade e História: Uma Revisita às Contribuições de Ricardo Bruno Mendes Gonçalves

por Rafael Borsanelli - publicado 24/01/2017 18:45 - última modificação 03/07/2017 14:40

Detalhes do evento

de 16/03/2017 - 11:30
a 16/03/2017 - 13:00

Onde

Anfiteatro do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, Av. Dr. Arnaldo, 455, São Paulo, SP

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Ricardo Bruno Mendes Gonçalves (1946-1996) foi professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e um dos teóricos que participou da construção do campo da Saúde Coletiva brasileira nos anos 1970-1990.

Partindo de breves informações biográficas e bibliográficas, assim como de aspectos relevantes acerca do contexto histórico no qual se situa sua produção, serão revisitados os principais trabalhos do autor, seus desdobramentos nas linhas de investigação de seus alunos e seu legado para a Saúde Coletiva.

Serão destacados a gênese e o desenvolvimento da Teoria do Processo de Trabalho em Saúde e seus aportes para a compreensão e a investigação empírica das dimensões sócio-históricas das práticas de saúde e para a reconstrução de saberes e tecnologias no âmbito da Reforma Sanitária Brasileira.

Expositor

José Ricardo Ayres (FM-USP)

Gildo Magalhães dos Santos (FFLCH e IEA - USP)

Evento público e gratuito | Sem inscrição.

Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina

Centro Interunidades História da Ciência

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo