Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade

Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade

por Sandra Sedini - publicado 29/05/2019 13:55 - última modificação 29/05/2019 14:10

Detalhes do evento

de 05/06/2019 - 14:00
a 05/06/2019 - 17:00

Onde

Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, Rua Tenente Pena, 100, Bom Retiro, São Paulo

Nome do Contato

HUMILDADE CULTURAL NUM BAIRRO MULTICULTURAL: NOVAS ABORDAGENS E METODOLOGIAS

Muitos estudos sobre imigração focalizam nas experiências de recém-chegados sem um contexto multicultural. Porém, os imigrantes que chegam ao Brasil nunca residem em comunidades fechadas. Pelo contrário, mesmo os territórios de São Paulo conhecidos como bairros judaicos, coreanos, japoneses ou italianos, sempre foram multiculturais e com a maioria dos habitantes nascida no Brasil. Esta aula, liderada por Jeffrey Lesser e Emily Pingel da Universidade Emory nos EUA e da USP, terá três componentes, conforme a programação.

É necessário leitura prévia de dois textos no link: https://bit.ly/2VHXHme:

Coordenação: Sylvia Dantas

Vice-Coordenação: Débora Galvani

VAGAS LIMITADAS

Inscrições com Marta Oikawa no e-mail: marta.oikawa@gmail.com até 04/06/2019

UNIFESP

Núcleo de Pesquisa E/I-migração, Saúde Mental e Interculturalidade

Coordenadoria de Direitos Humanos

IEA USP

Depto de Medicina Preventiva UNIFESP

Pró-Reitoria de Extensão Universitária UNIFESP

Programação

14h  Discussão de metodologias de observação em espaços multiculturais com um foco no conceito de humildade cultural, ou seja, numa abordagem orientada ao outro, criada pela auto-avaliação e pela auto-crítica do pesquisador.

15h  Caminhada pelo bairro, para interação com o espaço e seus residentes, incluindo visitas rápidas a algumas instituições como a UBS Bom Retiro.

16h  Análise e reflexão sobre as experiências, junto com um médico da UBS