Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Saúde, Migração e Refúgio

Saúde, Migração e Refúgio

por Sandra Sedini - publicado 13/09/2018 12:10 - última modificação 13/11/2018 17:04

Detalhes do evento

de 07/11/2018 - 14:00
a 07/11/2018 - 16:30

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Saúde é tema intrínseco ao fenômeno migratório. Apesar disso, são pouco conhecidas as informações sobre os problemas de saúde vivenciados pelos imigrantes -- como se dá o acesso aos serviços de saúde para e pelos mesmos e a efetivação das políticas de inclusão, por exemplo.

O seminário "Saúde, Migração e Refúgio" terá como expositores autores do livro recém-lançado “Migração, Refúgio e Saúde” (Unisantos e Editora Universitária Leopoldianum), que trata justamente da questão no âmbito da saúde coletiva.

Cássio Silveira, cientista social e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FSPMSCSP) e do Depto de Medicina Preventiva da UNIFESP, e Denise Martin, antropóloga, professora da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e do Depto de Medicina Preventiva da UNIFESP,  ambos organizadores do livro, irão discorrer sobre a abordagem crítica em relação à mobilidade humana e ao processo saúde-doença-cuidados na imigração e refúgio.

Carlos Eduardo Siqueira, médico e professor associado da Faculdade de Serviços Públicos e Comunitários da Universidade de Massachusetts UMASS e membro do grupo Diálogos Interculturais abordará os resultados de uma pesquisa qualitativa financiada pela OPAS, intitulada “Integração sociocultural dos médicos cubanos participantes do Programa Mais Médicos”, e em especial dos cubanos em áreas indígenas localizadas na Amazônia Legal.

Regina Yoshie Matsue, antropóloga, professora do Depto de Medicina Preventiva da UNIFESP, abordará a imigração haitiana para Chapecó, Santa Catarina a partir do acesso dos haitianos ao SUS.

Em 1978, a Declaração de Alma-Ata da Organização Mundial de Saúde (OMS) emergiu como um marco na mudança da concepção de saúde, que, de ausência de doença ou enfermidade, passa a ser entendida como um estado de bem-estar físico, mental, social e direito humano fundamental. A declaração salienta a interferência da desigualdade social nas políticas de saúde, incluindo a lacuna entre os países ditos desenvolvidos e os países em desenvolvimento.
Em 1982, a OMS salienta os fatores psicossociais como fatores-chave nas ações sociais e de saúde. As ações, para serem efetivas na prevenção de doenças e promoção da saúde e bem-estar, precisam basear-se na compreensão da cultura, tradições, crenças e padrões de interação familiar. Desnecessário dizer o quanto as diásporas, encontros e desencontros entre culturas estão intrínseca e historicamente vinculados à saúde dos povos que habitam o planeta.

Expositores

Abordagens críticas sobre a mobilidade humana e a saúde dos imigrantes e refugiados

Cássio Silveira (FSPMSCSP e UNIFESP)

Denise Martin (UNISANTOS e UNIFESP)

Processo de integração dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos em áreas indígenas

Carlos Eduardo Siqueira (Universidade de Massachusetts e IEA USP)

Imigração haitiana para Chapecó (Santa Catarina): implicações de um novo fenômeno no Sistema Único de Saúde

Regina Yoshie Matsue (UNIFESP)

Moderadora

Sylvia Dantas (UNIFESP e IEA USP)

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 60 pessoas

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo