Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Saúde de Migrantes e Refugiados

Saúde de Migrantes e Refugiados

por Sandra Sedini - publicado 04/11/2021 09:55 - última modificação 07/12/2021 12:24

Detalhes do evento

de 25/11/2021 - 18:00
a 25/11/2021 - 19:30

Adicionar evento ao calendário

A palestra sobre “Saúde na imigração e no refúgio“ será a quinta aula que compõe o curso "Diálogos Interculturais, Migração e Mobilidade" promovido pelo Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA em parceria com os NAPs da USP junto ao Ciclo de palestras e debates "Universidade em transformação: desafios e potencialidades".

O aumento da migração no Brasil nos últimos anos demanda uma atenção crescente por parte das instituições, tanto a nível nacional como estadual e municipal, para as questões relativas à saúde da população migrante e suas implicações em termos de política de saúde e planejamento.

A crise sanitária, social e econômica causada pela pandemia de Covid-19 não poupou ninguém, no entanto, alguns grupos da população sofreram os efeitos de uma forma mais dramática. Isso inclui os cidadãos estrangeiros por, pelo menos, duas razões. Por um lado, as restrições impostas pelo bloqueio tanto em termos de mobilidade quanto de oportunidades de emprego afetaram mais estes últimos, cujos postos de trabalho já são notoriamente menos protegidos do que os brasileiros. Por outro lado, os migrantes que residem no país sofreram muito com os efeitos da pandemia devido às maiores dificuldades de acesso aos serviços sociais e de saúde e ao maior risco de cair em situações de fragilidade e exclusão social.

A partir da apresentação de alguns dados demográficos e de saúde, a respeito das comunidades migrantes e refugiadas no Brasil, disponíveis em alguns municípios durante a pandemia, contextualizar-se-á os tipos de mobilidade humana existentes no Brasil e debater-se-á o real impacto da presença dessas populações no sistema de saúde com vistas a tentar desconstruir ideias equivocadas difundidas na sociedade e entre os trabalhadores do SUS.

Exposição:

Veronica Quispe Yurja, Trabalhadora do SUS, Dentista Sanitarista pela ESP-RS, Doutora em Patologia pela UNIFESP, co-autora do Livro “Saúde de Migrantes e refugiados” publicado pela editora FioCruz.

James Berson Lalane, Sanitarista, Mestre em Saúde Coletiva. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da população migrante e refugiada. Autor e articulador da nota técnica para inserção da variável nacionalidade nos formulários de COVID-19. Minha área de investigação abrange saúde da população migrante e refugiada, políticas públicas e promoção em saúde, gestão da saúde, direitos humanos.

Mediação:

Sylvia Duarte Dantas (IEA/USP e UNIFESP)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão pelo YouTube Universidade em Transformação

Evento público e gratuito | Sem inscrição

No dia de evento será disponibilizado um link para certificado do curso.

Os certificados serão fornecidos para quem apresentar 70% de presença no curso "Diálogos Interculturais, Migração  e Mobilidade"

Programação

Exposições: Veronica Guispe Yurja (SUS, ESP-RS e UNIFEST, co-autora do Livro “Saúde de Migrantes e Refugiados” e James Berson Lalane (FMUSP)

Mediação: Sylvia Duarte Dantas (IEA/USP e UNIFESP)

A programação do ciclo pode ser acessada aqui.