Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Conferências Christian Jacob e Jacques Leenhardt

Conferências Christian Jacob e Jacques Leenhardt

por Cláudia Regina - publicado 03/08/2022 09:15 - última modificação 16/12/2022 14:42

Detalhes do evento

de 19/09/2022 - 10:00
a 19/09/2022 - 17:00

Onde

Sala do Conselho Universitário, Reitoria-USP, Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária e ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Abertura Oficial

Esse evento faz parte da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica.

Trata-se de uma iniciativa do Consulado Geral da França em São Paulo em parceria com o Instituto de Estudos Avançados e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo. A programação prevê diversas atividades, as quais estão apresentadas no site do IEA-USP.

Inscrições

Evento público e gratuito | com inscrição prévia (limite de vagas, 150 no total)

Público presencial deverá estar de máscara e apresentar carteira de vacinação Covid19

Evento presencial e on-line

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Não haverá certificação

10h

Abertura Oficial da “Semana de Cooperação Científica França-USP”

Carlos Gilberto Carlotti Júnior (Reitor da Universidade de São Paulo); Sérgio Proença (Presidente da AUCANI); Guilherme Ary Plonski (Diretor do Instituto de Estudos Avançados); Alexandre Saes (Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin); Yves Teyssier D’Orfeuil (Cônsul Geral da França no Estado de São Paulo) e Marisa Midori Deaecto (ECA e IEA-USP) e Nadège Mezié (Adida para Ciência e Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo)

11h

Transmissão e Trocas de Saberes: Um Olhar Histórico e ComparatistaChristian Jacob (EHESS/CNRS)

O conhecimento está presente em todos os aspectos da vida humana: o saber fazer cotidiano, as interações sociais, a organização do espaço e do tempo, a produção de artefatos, até o manuseio de símbolos, conceitos, ideias, imagens, palavras e discursos. Esse conhecimento se baseia na mão como no intelecto, no invisível do pensamento como em suas materializações em palavras, signos, textos, imagens, objetos, artefatos. Oferecerei algumas reflexões sobre a natureza do conhecimento, numa perspectiva comparativa e interdisciplinar, na encruzilhada da história e da antropologia.

Mediação: Marisa Midori Deaecto (ECA e IEA-USP)

Intervalo

Rever/Reler DebretJacques Leenhardt (EHESS)

Onipresentes na esfera midiática, as imagens da Viagem pitoresca ao Brasil de Jean-Baptiste Debret são também questionadas e retrabalhadas por diversos artistas contemporâneos. Inicialmente ocultadas pelo próprio autor e, após a publicação, rejeitadas pela Biblioteca Imperial e pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), elas animam atualmente um debate instigante sobre as relações de nossa época com o passado colonial e escravagista, na Europa e no Brasil, e sobre o conflito de memórias que a história passada suscita. “Rever / reler Debret” busca reconstituir o percurso e o destino dessas imagens, estudar sua estratégia de significação e situar, em relação com seu estatuto atual de imagens sociais, as possibilidades críticas que elas abrem para nossa atualidade.

Debatedores: Antonio Dimas (FFLCH e IEA-USP); Iris Kantor (FFLCH-USP) e Agnaldo Farias (FAU-USP)

Mediação: Samuel Titan Júnior (FFLCH-USP e IMS)

17h

Encerramento