Seminário Internacional sobre Imigração e Educação (2º Encontro)
Detalhes do evento
Quando
a 23/03/2021 - 11:00
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A inclusão de estudantes de origem imigrante nas escolas tem sido um tema cada vez mais debatido mundialmente. Historicamente, muitos sistemas nacionais de ensino se formaram sob a consigna da difusão da língua oficial e da promoção da unidade nacional, sendo esses seus objetivos principais. Entretanto, transformar a escola para acolher a diversidade linguística e cultural e garantir o direito humano fundamental à educação tem sido desafiador, nos tempos atuais.
O Seminário tem como objetivo principal promover o intercâmbio entre grupos de pesquisa de diferentes países e conhecer os trabalhos desenvolvidos, os temas investigados, as perspectivas teóricas e metodológicas adotadas e os resultados mais relevantes, que podem contribuir com os estudos realizados no Brasil.
Inscrições
Evento público e gratuito | sem inscrição prévia (proferido em espanhol)
Organização
Programação
9h |
Apresentação Debatedor: Eduardo Rodríguez Rocha (El Colegio de México) Mediação: Lineu N. Kohatsu (IP e IEA/USP) |
9h15 |
Analizando Condiciones, Experiencias y Trayectorias: Jóvenes Migrantes en Cataluña (España) - Jordi Pàmies Rovira (UAB - Universitat Autònoma de Barcelona) La incorporación de los hijos e hijas de familias inmigradas a principios de la década de los 90 a la escuela española, impulsó el interés por analizar la capacidad de la institución por favorecer los procesos de integración socioeducativa. Nacido en esta época, el grupo EMIGRA-UAB ha definido el foco de su investigación en la dialéctica entre la diversidad cultural y las desigualdades sociales. Se ha interrogado sobre la capacidad de la escuela- y de las políticas educativas - para cumplir la función social que se le asigna y, desde una perspectiva etnográfica, ha situado las experiencias de los niños, niñas y jóvenes de origen inmigrante en el centro de la investigación social. Consideramos que sólo desde un abordaje etnográfico es posible reconstruir los procesos, las experiencias y los impactos del proceso educativo en sus múltiples dimensiones y reconocer los prejuicios y desigualdades a los que los hijos e hijas de familias inmigradas están expuestos en la escuela y fuera de ella. ================================================== Analisando Condições, Experiências e Trajetórias: Jovens Migrantes na Catalunha (Espanha) - Jordi Pàmies Rovira (UAB - Universitat Autònoma de Barcelona) A incorporação dos filhos e filhas de famílias de imigrantes no início dos anos 90 à escola espanhola, suscitou o interesse em analisar a capacidade da instituição para favorecer os processos de integração socioeducativa. Nascido nesta época, o grupo EMIGRA-UAB tem definido o foco de suas pesquisas na dialética entre a diversidade cultural e as desigualdades sociais. Questionou-se sobre a capacidade da escola - e das políticas educacionais - de cumprir a função social que lhe é atribuída e, numa perspectiva etnográfica, colocou as experiências de crianças e jovens de origem imigrante no centro da investigação social. Consideramos que só a partir de uma abordagem etnográfica é possível reconstruir os processos, experiências e impactos do processo educativo nas suas múltiplas dimensões e reconhecer os preconceitos e desigualdades a que estão expostos os filhos e filhas de famílias imigrantes dentro e fora da escola.
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10h15 |
Debate e Encerramento |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo