Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Seminário Internacional Sobre Imigração e Educação (5º Encontro)

Seminário Internacional Sobre Imigração e Educação (5º Encontro)

por Sandra Sedini - publicado 06/10/2021 10:00 - última modificação 19/11/2021 09:34

Detalhes do evento

de 18/10/2021 - 10:00
a 18/10/2021 - 12:00

On-line

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A relação família-escola do imigrante é um tema muito presente em pesquisas na Espanha e também no exterior, porém, muito raramente a perspectiva de gênero foi incorporada para analisar o papel específico das mães nessa relação e as repercussões que sua presença representa para seus filhos e filhas ao longo do processo escolar.

Nesta comunicação apresentamos alguns dos resultados da tese de doutoramento realizada no contexto catalão (Espanha), onde foram entrevistadas 50 mães de origem marroquina para conhecer e analisar as suas experiências.

Os dados revelam algumas realidades que nos convidam a rever alguns aspectos do sistema escolar catalão e também nos desafiam como investigadores a questionar o nosso ponto de partida e os nossos quadros de referência no tratamento de questões onde o gênero e a imigração se cruzam.

Abertura:

Lineu Kohatsu (IP e IEA-USP)

Expositora:

Las madres de origen marroquí y el acompañamiento escolar a sus hijos e hijas a Catalunya

Fatiha El Mouali Samadi (Universidad Autonoma de Barcelona)

Debatedora:

Sylvia Duarte Dantas (Unifesp/IEA-USP)

Mediadora:

Leda Maria Rodrigues (PUC-SP)

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento em português e espanhol | Sem tradução