Simpósios USP Cidades Globais 2019 (10º encontro)
Detalhes do evento
Quando
a 05/12/2019 - 12:00
Onde
Globalização, Reestruturação Produtiva e Intervenções Urbanas em áreas e transformação: O caso dos portos Latino-americanos
O simpósio tem como principal objetivo abrir a discussão para as atuais questões de borda portuária através de questões norteadoras que venham a indicar possíveis caminhos para a produção de “Super Hinterland’s /Retro-Terras” e a reestruturação produtiva na fomentação da geração de urbanidades.
A relação porto/cidade como elementos estruturador global oriundo desde os anos 70 de novos processos e políticas geradoras de economia, imagem urbana e lógicas produtivas, permitindo o surgimento de soluções para as demandas globais de mercadorias, emprego e tecnologia, se colocando como uma vertente fundamental na apropriação e reestruturação de infraestruturas urbanas.
O Simpósio se coloca como uma primeira experimentação para a realização de um URBANSUS-IEA especifico em 2019, tendo como meta um Projeto Temático entre o IEA e a FAUUSP, este debate se fundamenta na apresentação de conceitos induzidos por questões norteadoras que permitam implementar e trazer vertentes para a discussão da produção econômica das áreas portuárias, colaborando diretamente como a investigação cuja temática é: “A Hinterlândia como Promotora Territorial de Áreas em Transformação Advindas do Processo de Desindustrialização”. Questões a serem debatidas e seus expositores:
1. Zonas Industriais: Caso Mooca/SP – Dr. Eduardo Cusce Nobre (FAUUSP)
“Como as atuais demandas econômicas e sociais podem se utilizar na geração de urbanidade, tomando como exemplo as relações urbanas com as zonas industriais degradas na atualidade?”
2. Puerto de Barcelona / Rio de Janeiro – Dr. Jorge Basani (FAUUSP)
“Quais as atuais condições na remodelação de um centro histórico ligado a borda de água que permita novas zonas de expansão e atrativos econômicos?”
3. Porto de Santos - Carlos A. Hernández A. (IEAUSP/FAUMACK)
“Como as zonas urbanas degradadas podem se configurar não em meras infraestruturas funcionais esgotadas pelo uso não qualificado ou pelo processo de desindustrialização, mas em áreas estratégicas novas?
4. Puerto Madero – Guillermo Jajamovich (UBA)
“Como os atuais modelos de concessionarias no desenvolvimento de zonas portuárias, podem ser as geradoras de impulsão econômica e crescimento urbano ordenado?
5. Puerto de Valparaiso – Glaucia Garcia (FAUUSP)
“Como as atuais demandas econômicas e territoriais impactam na estruturação de novas zonas de estocagem e de novas frentes marítimas em cidades históricas?”
6. Puerto de Concepción – Claudia Garcia Lima (UDEC)
“Quais as atuais políticas pública que permitam atender a remodelação de uma zona portuária sujeita as intempéries geográficas sem perder as suas características de competitividade global?”
Organização
Organização
Programa USP Cidades Globais