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Simpósios USP Cidades Globais 2019 (8º encontro)

por Sandra Sedini - publicado 03/09/2019 16:05 - última modificação 27/11/2019 15:02

Detalhes do evento

Quando

de 31/10/2019 - 10:00
a 31/10/2019 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi do IEA, Rua da Praça do Relógio, 09, Cidade Universitária, São Paulo

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Estatística Espacial para Avaliação de Políticas Públicas


O prof. Dr. Alexandre Ribeiro Leichsenring, do curso de Gestão de Políticas Públicas – EACH (USP), apresenta ferramentas estatísticas para avaliação de políticas públicas. O prof. Leichsenring é estatístico e usa métodos quantitativos para avaliação de políticas públicas a partir de bases de dados com componentes espaciais. Tendo anteriormente desenvolvido um estudo sobre acesso à saúde utilizando estas ferramentas, ele apresenta neste simpósio resultados recentes de suas pesquisas, desta vez focando em mobilidade
urbana e dados socioeconômicos, tendo como base a recente pesquisa Origem-Destino (OD) do metrô de 2017.
Com o subtítulo “Impacto da oferta de emprego local no padrão de mobilidade”, o professor apresenta como diversas variáveis socioeconômicas avaliadas na pesquisa OD influenciam no padrão de deslocamentos urbanos na Região Metropolitana de São Paulo. Partindo da regressão como método de avaliação das relações entre as variáveis, ele explica as diferentes componentes das equações de regressão e como diferentes escolhas metodológicas, tais como o transbordamento local (local spillover – os efeitos das variáveis impactam principalmente as células vizinhas) ou global (global spillover – os efeitos das
variáveis se refletem no sistema todo), ou como se escolhe representar o padrão de erro (se é aleatório ou se varia de acordo com as células vizinhas) podem direcionar a análise para uma compreensão das relações espaciais entre as variáveis.
Nos resultados apresentados, a variável disponibilidade de emprego local se mostra como a mais correlacionada espacialmente com a distância dos deslocamentos urbanos, resultando em que, ao se incrementar a oferta de emprego num raio de 5 km de distância da moradia do indivíduo é possível se reduzir as distâncias dos deslocamentos urbanos, o que é de suma importância para se planejar melhorias na mobilidade urbana, na direção de uma cidade policêntrica e mais humana, e também mais sustentável, na medida em que
menores distâncias viajadas correspondem a menores emissões de poluentes devido ao transporte.

 

Organização

Júlio Barboza Chiquetto

Organização

Programa USP Cidades Globais