Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Sobre Academia

Sobre Academia

por Rafael Borsanelli - publicado 01/08/2017 14:40 - última modificação 01/08/2017 17:28

Detalhes do evento

de 18/08/2017 - 14:00
a 18/08/2017 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Projeto Sobre Academia (About Academia), do artista espanhol Antoni Muntadas, propõe uma reflexão sobre como a relação entre Universidade e Academia tem sido mantida ao longo dos anos e como o sistema americano de ensino superior, com a dualidade público/privado e suas diferentes formas culturais, econômicas, sociais e políticas, influenciaram a educação e, por sua vez, suas diversas formas de pedagogia.

Sobre Academia, em sua primeira edição, foi desenvolvido e produzido entre março de 2009 e outubro de 2010, em Cambridge, MA, na Universidade Havard e no MIT, onde Muntadas lecionou no ACT- Programa de Artes Visuais da Escola de Arquitetura do MIT (1990-2014).  A exposição foi apresentada pela primeira vez no Carpenter Center for the Visual Arts da Harvard University em março de 2011.

Uma vez que Sobre Academia aborda a universidade norte-americana, no momento de exposição fora deste contexto, é necessário criar um debate acerca dos modelos de ensino e da educação no país onde ela ocorre. Isso aconteceu em Vancouver, Canadá, na Audain Gallery (janeiro de 2013), em Amsterdam, Holanda, no De Appel (fevereiro a abril de 2017) e pretende fazer o mesmo na Universidade de Sevilha, Espanha (setembro a novembro deste ano). Nessa ocasião também será lançado o livro Ativando Artefatos que reúne textos de Niels Van Tomme, Olivia Muñoz-Rojas, Daniel Tucker, José Luis Falconi e propôe uma reflexão teórica de apoio ao projeto. Essa também é a intenção dessa apresentação no IEA-USP: que ela suscite uma reflexão crítica sobre o sistema universitário no Brasil.

O artista esclarece que esse projeto possui correspondências diretas com um trabalho desenvolvido entre 1983 e 1993, Entre Molduras: o Fórum (Between Frames: the Forum), no qual propôs uma observação e análise do sistema das artes através de entrevistas com mais de 150 "players (participantes, atores, intérpretes, agentes) de diferentes segmentos desse sistema (galeristas, colecionadores, a galeria, o museu, os professores, os críticos, os meios de comunicação, etc.). Para Sobre Academia, Muntadas pesquisou a história da "academia" como uma instituição no mundo ocidental, rastreando seu desenvolvimento histórico desde a sua criação na Grécia antiga, passando pela sua refundação durante o Iluminismo, seu estabelecimento no Novo Mundo, chegando a atualidade. Entrevistou também para sua primeira edição uma seleção de professores de renome em Harvard, MIT e outras universidades de pesquisa nos Estados Unidos. Os participantes incluem Carol Becker, Noam Chomsky, John Coatsworth, Fernando Coronil, Thomas Cummins, Bradley Epps, David Harvey, Ute Meta Bauer, Doris Sommer, Mark Wigley e Howard Zinn, entre outros. Esta lista foi se ampliando com as demais edições já mencionadas e que inclui também a passagem por Baltimore, EUA, no Center for Art, Design and Visual Culture da UMBC em fevereiro e março de 2017.

Conferencista

Antoni Muntadas

Martin Grossmann (ECA e IEA - USP)

Evento público e gratuito | Em espanhol | Com inscrição prévia